Presidente do COSEMS faz balanço de 2020 e destaca trabalho dos Secretários Municipais de Saúde do Tocantins

O Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (COSEMS-TO) e Secretário de Saúde de Nova Olinda, Jair Pereira Lima, fez um levantamento positivo do trabalho realizado pelos Gestores Municipais de Saúde do Tocantins. Ele avaliou os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 este ano e comentou sobre os preparativos para 2021.

“2020 foi um ano atípico para todos e todas, principalmente para os Secretários de Saúde, que estão na linha de frente da Gestão de saúde. Passamos por vários obstáculos, dificuldades, mas conseguimos dentro da nossa realidade cuidar do que é mais importante: a vida da nossa gente”, destacou.

Jair também destacou ações que foram importantes neste contexto de Pandemia. Ele reforçou que o apoio dado pelo COSEMS foi muito importante para auxiliar as Secretarias Municipais de Saúde. “Nosso Conselho esteve à disposição, disponibilizando auxílio e conhecimento técnico aos 139 municípios do Estado em relação ao enfrentamento à Covid-19. Desde o início da Pandemia mantivemos as reuniões ordinárias, a CIB, participamos de reuniões do Comitê de Crise e buscamos soluções que trouxessem benefícios pros nossos Gestores”, explicou.

O Presidente também destacou o trabalho de toda a Diretoria do COSEMS e da equipe técnica do Conselho. “Foram emitidas notas orientativas para nortear os nossos Secretários, ações e campanhas que promovessem conscientização sobre cumprimento das medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus. Acompanhamento diário de informativos com dados sobre a quantidade de casos, por municípios e regiões de saúde, assim como texto de apoio para a população e imprensa”, afirmou.

Secretários Nota 10

Uma ação do COSEMS que merece destaque foi a premiação “Secretário Nota 10”. Receberam a condecoração referente a 2020 os Gestores das oito regiões de saúde: Região do Cantão, da Região Cerrado; Região Capim Dourado; Região Sudeste; Região Ilha do Bananal; Região Amor Perfeito; Região do Bico do Papagaio e Região do Médio Norte. “Nos reunimos com toda a diretoria do COSEMS e decidimos premiar em 2020 todos os secretários de saúde dos 139 municípios do Tocantins, por entender que realizaram um trabalho relevante durante esta pandemia”, destaca.

Já para o ano de 2019, foram adotados critérios de escolha, a exemplo de edições anteriores da premiação. Dentre estes, o percentual de 80% de metas alcançadas dos indicadores do SISPACTO, 80% dos indicadores do PQAVS e o desempenho no cumprimento das metas pactuadas dos indicadores de saúde, tanto para aumentar ou reduzir índices que promovam a saúde da população.

  • 15 de dezembro de 2020

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros