Presidente Rondinelly Souza palestra sobre Financiamento do SUS para acadêmicos de Medicina da ITPAC

 

 Nesta sexta-feira, 18, o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Rondinelly Souza, foi convidado a palestrar perante uma plateia de acadêmicos de medicina da Faculdade de Medicina da ITPAC-Palmas. A palestra, intitulada "Desafios e Perspectivas do Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)", reuniu estudantes e professores interessados em compreender as complexidades do financiamento que sustenta o sistema de saúde do país.

Durante sua apresentação, o Presidente Rondinelly Souza compartilhou sua expertise sobre o cenário atual do financiamento do SUS, abordando questões que afetam o funcionamento e a sustentabilidade do sistema. Ele discutiu o papel dos municípios e do Estado na gestão dos recursos destinados à saúde e como a cooperação entre as esferas governamentais é fundamental para garantir o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde.

Os acadêmicos presentes tiveram a oportunidade de se aprofundar nos desafios enfrentados pelo SUS, como a busca por fontes de financiamento estáveis e a otimização dos recursos disponíveis para atender às demandas crescentes da população. Rondinelly Souza também abordou as perspectivas de melhorias futuras, destacando a importância da inovação, do investimento em tecnologia e da promoção da eficiência na administração dos recursos de saúde.

A Professora Leidiany Souza,  do curso de medicina da ITPAC-Palmas, falou sobre a iniciativa de trazer o Presidente Rondinelly Souza para palestrar aos acadêmicos. "É essencial que nossos futuros profissionais da saúde estejam cientes dos desafios e das oportunidades que envolvem o financiamento do SUS. A palestra proporcionou uma visão enriquecedora e realista sobre esse tema tão importante", afirmou.

O evento contou também com um espaço para perguntas e debates, permitindo que os estudantes interagissem diretamente com o Presidente Rondinelly Souza e aprofundassem seus entendimentos sobre a questão do financiamento do SUS.

“O COSEMS-TO parabeniza a ITPAC-Palmas, na pessoa da Professora Leidiany, pela organização da palestra e pela a oportunidade de compartilharmos nossos conhecimentos com os futuros médicos do Estado. A colaboração entre instituições educacionais e os municípios sobre temas que envolvem a saúde, como o de hoje, é essencial para fortalecer não só o SUS, como também a formação educacional dos acadêmicos”, finalizou Rondinelly.

  • 18 de agosto de 2023

Compartilhar

Parceiros