Previne Brasil: COSEMS-TO promove oficina sobre o “Novo Financiamento da APS” para a Região Capim Dourado

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) promoveu entre os dia 09 e 10 de setembro, para as Secretarias Municipais de Saúde da Região Capim Dourado, uma oficina regionalizada sobre o “Novo Financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil”.  O objetivo foi o de qualificar as Gestões sobre o tema debatido e também reforçar a importância da alimentação dos sistemas de informação.

A abertura da oficina nesta quinta-feira, 09, contou com a participação do vice-presidente do COSEMS-TO, Jair Pereira Lima, e do Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS-TO) Luscleide Mota.

De acordo com o Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, o objetivo das oficinas regionalizadas é o de promover conhecimento sobre o programa Previne Brasil de forma mais efetiva aos municípios. Ele destacou ainda que durante os próximos meses todas as Regiões de Saúde do Estado serão comtempladas.

“Nossa Diretoria foi unânime quanto a importância das oficinas regionalizadas, pois sabemos que elas fortalecerão nossas Gestões. Nós, enquanto COSEMS, estamos orgulhosos de promover estas capacitações sobre o novo modelo de financiamento da APS. Não posso deixar de parabenizar também toda a equipe técnica de apoio, que está mais do que capacitada para levar conhecimento sobre o tema aos municípios. Acredito que estas oficinas são positivas e trarão os resultados efetivos que buscamos”, completou.

O vice-presidente Jair Pereira Lima também destacou a importância das oficinas e falou sobre o trabalho do COSEMS-TO, junto aos municípios. "Essas oficinas regionalizadas são muito importantes para quem está na ponta. Com elas poderemos alcançar um dos nossos objetivos, que é o desenvolvimento e a organização de uma Atenção Primária Forte e cada vez mais eficiente no que diz respeito ao atendimento da nossa gente", disse.

Para o Coordenador de Apoio do COSEMS-TO, Francisco Rubens, o momento foi extremamente positivo. Ele também agradeceu toda sua equipe, composta pelos apoiadores Carlos Zandoná, Paula Sabrine, Maria da Conceição, Sherlla Monsione, a Secretária Executiva, Anna Crystina Brito, a facilitadora Luci Lara, o Coordenador da CGI Mikael Peixoto, das Técnicas do COSEMS, Cátia Martins, Luciana de Souza, Divana Lopes e Débora Rodriguês por todo o esforço para a realização da Oficina.

“Considerando as novas regras propostas no Previne Brasil o COSEMS iniciou uma programação que tem como objetivo final apoiar os gestores municipais de saúde, no sentido de garantir o alcance das metas dos indicadores propostas pelo programa. Também é um dos nossos objetivos orientar os Gestores quanto as percas de recursos, caso não alcance os mesmos. Avaliamos como muito positiva essa primeira Oficina e já estamos ansiosos para a realização das demais”, destacou.

O Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Cronograma das Oficinas Regionalizadas

Setembro

09 e 10: Região Capim Dourado - Palmas
16 e 17: Bico do Papagaio - Augustinópolis
21 e 22: Ilha bananal - Gurupi
e Amor perfeito - Porto Nacional
30 e 01: Cantão - Paraíso

Outubro

14 e 15: Médio Norte Araguaia - Araguaína
26 e 27 - Sudeste - Dianópolis

Novembro

04 e 05 - Cerrado Tocantins Araguaia - Guaraí

  • 10 de setembro de 2021

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros