Projeto Apoiador tem 88% de aprovação dos gestores

Os avanços realizados pelo Projeto Rede Colaborativa Conasems-Cosems para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS foi um dos principais temas discutidos durante a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES), nesta quarta-feira (13). Além disso, a reorganização das Ações de Vigilância Sanitária nos Entes Federados foi debatido com a presença do presidente da ANVISA, Jarbas Barbosa.

De acordo com questionário respondido por 1606 secretários municipais de saúde, 897 declararam que o projeto contribuiu para a gestão. A garantia de acesso às informações “em tempo real” e a construção qualificada dos planos municipais de saúde também foram destacados.

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, garantiu a continuidade do projeto durante o próximo ano. “Vamos fazer um novo processo seletivo mais rigoroso que o primeiro, observando o perfil dos candidatos para que não haja rotatividade dos apoiadores, a ideia é criar vínculo. Já garantimos o próximo ano, agora estamos em busca de recursos para garantir o triênio”.

Mauro ressaltou a pactuação sobre a mudança das formas de repasses de recursos do SUS. “A função dos apoiadores se torna ainda mais essencial com essa mudança, os gestores precisarão de apoio técnico e informação qualificada”.

Confira a apresentação na íntegra feita durante a reunião da diretoria do Conasems 

  • 18 de dezembro de 2017

  • SITE CONASEMS

Compartilhar

Parceiros