Representando o COSEMS-TO, 1º Vice-Presidente Yatha Anderson Participa de Reunião Estratégica de enfrentamento da Hanseníase

 

O 1º Vice-Presidente Yatha Anderson, representando o COSEMS-TO, participou nesta quinta-feira, 10, em Palmas, de uma reunião estratégica em conjunto com a Delegação Sasakawa, o Movimento Morhan e representantes do Ministério da Saúde. O encontro teve como foco principal a discussão e análise do Cenário Epidemiológico, Linha de Cuidado e Rede de Atenção à Saúde no Cuidado à Pessoa com Hanseníase no Estado do Tocantins. Durante a reunião, foram compartilhadas informações detalhadas sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO), projetos em andamento e experiências exitosas no tratamento da Hanseníase.

Um dos pontos destacados foi a apresentação do cenário atual da Hanseníase no estado, permitindo um entendimento mais profundo dos desafios e oportunidades que se apresentam. Além disso, houve debate sobre articulações e propostas que visam qualificar o acesso e aprimorar o cuidado integral à pessoa com Hanseníase.

O 1º Vice-Presidente Yatha Anderson expressou sua satisfação em participar de um encontro tão significativo e destacou a importância da colaboração entre diferentes entidades e instituições para fortalecer o combate à Hanseníase e aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população tocantinense. 

“Durante minha participação na reunião, destaquei o forte trabalho realizado pelo COSEMS no último ano de enfrentamentos da Hanseníase, que contou com o apoio de todas as 139 Gestões de Saúde. Também destaquei sobre a forte mobilização para a implementação da carreta RODA-HANS no Estado e que Augustinópolis será o primeiro município a receber essa iniciativa entre os dias 14 e 19 de agosto. O COSEMS está à disposição para estabelecer parcerias no enfrentamento da Hanseníase e em outras áreas cruciais para aprimorar os serviços de saúde e a qualidade de vida dos cidadãos tocantinenses”, disse. 

Representantes da Delegação Sasakawa e do Movimento Morhan também ressaltaram a relevância desse tipo de iniciativa, que promove a troca de conhecimento, experiências e boas práticas, contribuindo para o avanço no tratamento e prevenção da doença. A reunião encerrou com um compromisso conjunto de continuidade das discussões e ações colaborativas, visando a implementação de melhorias em serviços de prevenção e também no cuidado à pessoa com Hanseníase no Estado.

  • 11 de agosto de 2023

Compartilhar

Parceiros