Resolutividade e informações sobre gargalos da Saúde são cobradas na prévia da CIB

Cerca de 80 profissionais do SUS se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) para debater os pontos de homologação e pactuação entre o Estado e os Municípios, na 8ª Reunião Ordinária do Cosems. Na pauta dois assuntos foram apresentados: a habilitação do Hospital Geral de Palmas como Centro de Reabilitação Estética e Funcional dos Portadores de Má-formação Lábio-palatal, e a definição de como vai funcionar o Fluxo de Distribuição de Insulina Análoga de Ação Rápida, a qual está sendo debatida por todos os estados brasileiros com o propósito de unificar a forma de disponibilizar o medicamento aos pacientes.

Entretanto, nenhum dos assuntos recebeu tanta a atenção como os debates que seguiram aos temas da pauta da CIB. O secretário de Silvanópolis, Wilkey Fernando, abriu cobrando o retorno das reuniões da CIR para as regiões de saúde, a falta de devolutivas para as solicitações feitas durante as CIR’S e uma explicação sobre a falta de atendimento registrada na rede de referência que tem provocado a perda de vidas nas estradas.   

A mesa diretiva, através do secretário Rodolfo Martins, destacou a importância da inclusão de assuntos na pauta com antecedência, para formalizar a necessidade de debater os gargalos do SUS. A diretoria convocou os secretários a fazer esta inclusão dos assuntos mais importantes formalmente e, na oportunidade, foi mostrado como entrar no portal da CIB para incluir os pontos de pauta.

O secretário José Martins cobrou uma revisão do prazo para inclusão de pauta nas CIR’s, garantindo um período igual para as regiões, com datas diferentes, e manifestou a necessidade da desburocratização dos processos para apresentar projetos a serem apreciados na CIB.

O secretário Ricardo Madruga garantiu a inclusão dos assuntos nas discussões da CIB à tarde, assuntos que foram acolhidos pela secretária da CIB no mesmo momento.

O secretário Jair de Nova Olinda alertou os colegas sobre a troca de laboratório de exames clínicos, que passará a ser feito por outra empresa que não vem apresentando um serviço adequado. Também destacou a retenção de resultados de exames pelo prestador de serviço, alegando atraso no pagamento.

O diretor Rodolfo pediu que esse assunto seja incluído na pauta do mês que vem, quando já vai ter sido tema de uma reunião para elaboração do fluxo de atividades.

Vários secretários pontuaram seus apoios e contribuições com os temas tratados e todos firmaram o compromisso de participação maciça e efetiva nas CIB’s para cobrar esses posicionamentos. 

  • 24 de agosto de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros