Roberto Sampaio participa em São Paulo de Encontro de Presidentes de COSEMS, do 4º Fórum sobre o novo regime fiscal e do CONARES

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Roberto Sampaio, participa entre os dias 21 e 22 de novembro, em São Paulo – SP, do Encontro Nacional de Presidentes de COSEMS e de Coordenadores de Apoio, do 4º Fórum de Debates – Novo Regime Fiscal: Efeitos na Saúde e também da Reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares).

Também está participando das reuniões a Secretária Municipal de Saúde de Porto Nacional, Anna Crystina e o Coordenador de Apoio do Tocantins Francisco Rubens Pereira Silva.

De acordo com o Presidente é muito importante a participação em encontros que debatam melhorias na saúde das cidades. “Sempre importante representarmos o nosso Estado, o nosso Conselho, mas principalmente nossas Secretarias em eventos que promovem o aprimoramento em práticas de apoio para o fortalecimento da gestão municipal do SUS”, completou.

Na ocasião, estão presentes diversas autoridades, como o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Willames Freire, presidentes de diversos COSEMS, personalidades políticas, imprensa nacional, entre outras.

O Fórum

Dados históricos demonstram que o gestor federal do SUS vem migrando a responsabilidade do financiamento e neste processo os municípios aumentaram significativamente o aporte de recursos próprios em ações e serviços de saúde. Nos últimos 25 anos a composição total dos gastos com ações e serviços de saúde passou na União de 70% para 43% e no caminho inverso para os Municípios de 16% para 31%. A cada ano municípios aplicam, além do mínimo constitucionalmente estabelecido, R$31 bilhões. 

Presença 

Armínio Fraga, economista e ex presidente do Banco Central fará uma palestra sobre o Novo Regime Fiscal e Reforma Tributária: Efeitos na Saúde. Os economistas José Roberto Afonso, Vilma Pinto e Alexandre Andrade discutirão sobre a Reforma Tributária e seus efeito para o financiamento da Saúde. O Secretário de Planejamento Energia e Loteria – Ministério da Economia, Alexandre Manoel apresentará uma proposta de otimização para alocação dos recursos de Saúde e Educação. O economista Márcio Holland abordará a essência e os efeitos do novo ajuste fiscal. Outro renomado economista Gustavo Andrey e conjunto com o Professor Áquilas Mendes farão uma análise dos gastos com Saúde frente à EC 95.   

  • 22 de novembro de 2019

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros