Saúde chama a atenção da população para a prevenção e diagnóstico do Tracoma

É celebrado em todo o mundo nesta segunda-feira, 30, o Dia mundial das doenças negligenciadas e a SES-TO aproveita a data para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e diagnóstico do Tracoma, uma doença inflamatória dos olhos causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis.

O tracoma é considerado uma doença crônica e atinge em sua maioria crianças em idade escolar que residem em regiões com maior concentração da pobreza. Ela tem cura, mas se o tratamento não for realizado, pode levar à cegueira.

Entre os principais sintomas apresentados pelos pacientes está à sensibilidade à luz, coceira nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, entre outros.

Para diminuir a prevalência e manter a doença com status de  eliminada como problema de saúde pública,  a SES-TO realizou em 2022, mais de 15 mil exames, tendo detectado 156 casos que já foram tratados.

O biólogo e técnico da área de vigilância do Tracoma, Marco Aurélio de Oliveira Martins, diz que “é preciso fortalecer as ações de saúde nos 139 municípios, pois é somente com a ajuda da população que faremos a prevenção correta que é a higiene facial com a lavagem do rosto e não compartilhamento de materiais que possam transmitir a doença, como toalhas e materiais escolares ( lápis, borracha, canetas, etc).

O biólogo cita ainda a importância que os municípios têm na realização das ações de vigilância e controle do tracoma. “Essa data que o tracoma faz parte é extremamente importante para chamarmos a atenção dos municípios sobre como as ações de educação em saúde e o exame ocular externo são de grande importância para manutenção dos resultados obtidos anualmente. Desde 2022, todos os 139 municípios deveriam promover ações de educação em saude, mas no momento, apenas 37 fizeram o serviço. Esperamos que neste ano todos os municípios consigam executar ações”.

Prevenção
A adoção de hábitos adequados de higiene (lavagem do rosto das crianças com frequência), o não compartilhamento de objetos de uso pessoal (toalhas, lenços), o saneamento básico, o acesso à água potável e o destino adequado do lixo, são medidas muito importantes para evitar o tracoma

Tratamento
O tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde é o antibiótico Azitromicina na dose de 20mg/Kg de peso em dose única, via oral, dose máxima 1g. O SUS disponibiliza tratamento gratuito de azitromicina nas apresentações em comprimidos de 500mg e suspensão de 600mg.

Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas
O Dia Mundial das Doenças Negligenciadas foi criado em 2019, por meio de uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde e tem como foco alertar a população e os serviços de saúde sobre a importância da prevenção, principalmente nos locais com maior concentração da pobreza.

A data engloba a hanseníase, dengue, leishmaniose, esquistossomose, raiva humana, doença de Chagas e demais patologias que põem em risco milhões de pessoas no mundo.

Edição: Aldenes Lima - Governo do Tocantins

  • 30 de janeiro de 2023

Compartilhar

Parceiros