Secretário Municipal de Saúde do Tocantins representa o COSEMS-TO em evento sobre "Controle da Malária na Região Amazônica"

O secretário municipal de Saúde de Brasilândia, Clésio Alves da Silva, representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), durante a 28ª Reunião de Avaliação do Programa Nacional de Controle da Malária na Região Amazônica e 14ª Reunião de Apoiadores Municipais para o controle de Malária. O evento ocorreu entre os dias 06 e 10 de maio, em Brasília.

As reuniões acontecem anualmente e tem como objetivo acompanhar as ações de vigilância e controle da malária desenvolvidas nos estados e municípios da região Amazônica. De acordo com Silva, o encontro foi de extrema importância para dar mais visibilidade sobre as ações de combate à malária.

“É preciso que os gestores coloquem em seus PPAs essa ação de erradicação da malária e com certeza o COSEMS-TO tem um papel muito importante para multiplicar as informações, fomentar a execução de ações e fortalecer os espaços de discussões como as CIRs e CIB. Sabemos que os casos da doença são pontuais, porém não podemos deixar de fazer a vigilância no nosso Estado e nas nossas cidades”, disse. A meta é organizar as estratégias e reforçar a mobilização das ações entre os três entes federados para eliminar a malária como problema de saúde pública.

Os nove estados que compõem a região Amazônica são: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão. Também fazem parte, além de regiões de mata, assentamentos rurais, garimpos, periferias e áreas indígenas. 

Em entrevista à imprensa, a representante da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), Maria Paz, se mostrou otimista com a meta do Brasil eliminar a malária no país. Para ela, o foco central deve ser dado na estratégia DTI-R (diagnóstico, tratamento, investigação e resposta). “É necessário ter como foco uma ação de trabalho programático, estimular a busca ativa dos serviços e produzir microanálises em cada região para melhor entender as necessidades locais para gerar o enfrentamento efetivo”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a reunião busca ainda, analisar e discutir ações desenvolvidas em 2018 e 2019 e avaliar o plano de ações até 2020, visando definir estratégias para cumprimento de metas estabelecidas para controle e redução da malária nos municípios e estados. 

Dados sobre a Malária
O MS divulgou ainda alguns dados sobre a malária no País. Ainda hoje, ela compõe um rol de doenças que expõe populações mais vulneráveis a fatores ambientais de risco à saúde, principalmente, pela condição socioeconômica. Na região Amazônica foram notificados 193.654 casos de malária, redução de quase 1% em comparação a 2017, resultado da intensificação das ações locais, principalmente com reduções mensais de casos a partir do segundo semestre de 2018. Esses esforços dos entes federados reflete em 2019, quando foram notificados 31.677 casos, representando redução de 35% em comparação com janeiro a março de 2018.

  • 10 de maio de 2019

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros