Secretários Municipais de Saúde da Região "Cantão" recebem capacitação sobre o DigiSUS

A região de saúde “Cantão” recebeu entre os dias 1º e 02 de setembro, as oficinas de capacitação sobre DigiSUS. O curso é uma ação conjunta entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins.

As regiões “Sudestes,  “Cerrado Tocantins Araguaia”, “Ilha do Bananal”, “Amor Perfeito” e “Capim Dourado”, já realizaram a capacitação. Ainda faltam os municípios da Região Região “Médio Norte” e da Região “Bico do Papagaio”. De acordo com a equipe de apoiadores do COSEMS-TO, as Secretarias Municipais de Saúde das regiões que já receberam a capacitação terão uma data específica reagendada, que será divulgada posteriormente.

Municípios capacitados

Os municípios que fazem parte da Região Cantão são: Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada da Areia, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium, Pugmil. Sônia Mara Valesco é a apoiadora responsável por essa é região.

O DigiSUS

O DigiSUS é a estratégia do Ministério da Saúde de incorporação da saúde digital (e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.

Com o objetivo de aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção, a implementação desta estratégia se traduz em projetos e ações inseridos na abordagem digiSUS, que, por meio de um resgate histórico de conceitos e experiências estruturados nacional e internacionalmente, intencionam agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão em Saúde.

Cronograma

Abaixo, o cronograma de realização das próximas capacitações por região:

Região Médio Norte Araguaia 29 e 30/10 Apoiadora: Conceição Farias

Região Bico do Papagaio 05, 06 e 07/11 Apoiador: Yatha Maciel

Local da capacitação

As capacitações ocorrerão no Laboratório de Informática da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Tocantins, localizado na Quadra 104 Norte, Av. LO 02, Cj 01, lt. 19, Edifício Homaidan, Palmas – TO.

  • 03 de outubro de 2019

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros