Secretários Municipais de Saúde das Regiões "Amor Perfeito" e "Capim Dourado" recebem capacitação sobre o DigiSUS

Por meio de uma ação conjunta entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins, vão ocorrer entre os meses de setembro e novembro, oficinas de capacitação sobre DigiSUS a todos os secretários e secretárias municipais de saúde do Tocantins.

A primeira região de saúde a realizar a capacitação foi a “Amor Perfeito”, Entre os dias 03 e 04 de setembro. A segunda foi a região “Capim Dourado”, que iniciou as atividades nesta terça-feira, 10, e finalizou nesta quarta-feira, 11, em Palmas.

Os municípios que fazem parte da Região Amor Perfeito são: Brejinho do Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis. A apoiadora Luci Lara é a responsável por essa região.

Já os municípios da Região Capim Dourado são: Aparecida do Rio Negro, Fortaleza do Tabocão, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Miracema do Tocantins, Miranorte, Novo Acordo, Palmas, Rio dos Bois, Rio do sono, Santa Tereza do Tocantins, São Félix, Tocantínia. O apoiador Carlos Zandoná é o responsável por essa região.

O DigiSUS

O digiSUS é a estratégia do Ministério da Saúde de incorporação da saúde digital (e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.

Com o objetivo de aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção, a implementação desta estratégia se traduz em projetos e ações inseridos na abordagem digiSUS, que, por meio de um resgate histórico de conceitos e experiências estruturados nacional e internacionalmente, intencionam agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão em Saúde.

Cronograma

Abaixo, o cronograma de realização das próximas capacitações por região:

Região Cerrado Tocantins Araguaia 12, 13 e 16/09: Apoiadora Gizelle Santos

Região Ilha do Bananal 17 e 18/09 Apoiadora: Alexsandra Souza

Região Sudeste 24 e 25/09 Apoiador: Rodolfo Martins

Região Cantão 01 e 02/10 Apoiadora: Sônia Mara

Região Médio Norte Araguaia 29 e 30/10 Apoiadora: Conceição Farias

Região  Boco do Papagaio 05, 06 e 07/11 Apoiador: Yatha Maciel

Local da capacitação

As capacitações ocorrerão no Laboratório de Informática da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Tocantins, localizado na Quadra 104 Norte, Av. LO 02, Cj 01, lt. 19, Edifício Homaidan, Palmas – TO.

  • 11 de setembro de 2019

  • ASCOM/COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros