Segundo dia do curso trata gestão no Sul e PNAB no Norte

O segundo dia do Curso Gestão Municipal de Saúde: Desafios dos Novos Tempos voltou a reunir um grande número de gestores em Palmas e Araguaína, para tratar dos mesmos temas anunciados para o primeiro dia, só que agora, Palmas debateu ferramentas de gestão, financiamento, regionalização, entre outros, e Araguaína discutiu as mudanças propostas pela PNAB.

As consultoras Marina Martins e Georgia Luchese apresentaram de forma conjunta os temas de gestão, prestação de contas, e principalmente o planejamento: “O planejamento precisa retratar a realidade de cada município e da região. Daí temos o andamento da Saúde de forma integrada, com uma qualidade que se espera, porque no planejamento também se prevê monitoramento, avaliação, financiamento, ou seja, tudo está interligado. Precisamos qualificar esse processo para que vá melhorando a saúde como um todo”, afirmou Georgia.

“Nessa integração dos COSEMS dos Estados, todos ganham. O mais importante é a troca de experiências que se promove porque a gente traz um pouquinho do que a gente já conhece lá do Sul, as nossas experiências, e levamos um pouquinho das experiências que vocês já conhecem daqui do Tocantins”, finalizou Marina.

Em Araguaína hoje foi dia dos gestores debaterem as novidades trazidas pela nova Política Nacional de Atenção Básica. Em pauta a integração Vigilância Sanitária e Atenção Básica, as novas formas de organizar as atividades e as preocupações atendidas pela PNAB, em especial o atendimento diferenciado à populações com maior risco e necessidade.

O curso foi uma realização do Cosems-TO com o apoio do COSEMS-PR, Conasems e OPAS/ONS.

  • 27 de novembro de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros