TOCANTINS PARTICIPA DE CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE COM CARAVANA RECORDE

A caravana de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins já está em Belém onde participa de hoje até o dia 27 do maior evento envolvendo voltado aos profissionais do SUS do Brasil, o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento é também o mais importante da área pois reúne todos os profissionais ligados ao atendimento de saúde pública do SUS, dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Neste ano, o Tocantins está representado por mais de 100 profissionais da saúde de dezenas de municípios, sendo que 10 também estão participando da 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS com experiências bem sucedidas realizadas em seus municípios. Ao todo serão apresentadas 12 experiências e logo pela manhã 3 delas já foram conhecidas pelo público que lotou a sala 4 do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Nunca o estado havia registrado uma participação tão expressiva tanto na mostra, como no Congresso. Em 2017 foram cerca de 40 pessoas apenas participando do Congresso Nacional, com 8 experiências.

“Estamos muito felizes de termos conseguido mobilizar os colegas e fazer a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para conseguir trazer este número tão expressivo de colegas para debatermos aqui no Congresso os temas mais importantes ligados ao SUS. É uma grande oportunidade de multiplicarmos conhecimentos e mostrar o que de bom já estamos fazendo”, declarou o presidente Vânio Rodrigues.

Guaraí foi o primeiro município a apresentar e levou o projeto “Saúde do homem, uma partida que estamos vencendo”. Em seguida foi a vez de conhecer o Grupo de vida saudável de São Salvador do Tocantins, com ações de auriculoterapia, atividades físicas e reeducação alimentar empregados no combate à obesidade. Encerrando a participação do Tocantins pela manhã, foi a vez de conhecer a Caravana da Saúde: um jeito diferente de ofertar o acesso à saúde à população do campo, realizado em Porto Nacional.

Outras 9 apresentações estão programadas para o período da tarde. Logo voltaremos com mais informações.

 

CONFIRA AS FOTOS DA MANHA DESTA QUARTA-FEIRA (25). 

 

 

 

 

 

  • 25 de julho de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros