Tocantins sedia o 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia

Com o objetivo de promover a troca de experiências, em especial da academia com os servidores do sistema público de saúde, acontece de 15 a 17 deste mês, o 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Convenções Arnauld Rodrigues – Parque do Povo, em Palmas. O evento é uma edição comemorativa aos 70 anos da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).

Segundo a representante da área técnica da hanseníase da SES – TO, Suen Oliveira Santos, o fato do Tocantins, ser um Estado hiperendêmico e contar com uma experiência importante para o controle da hanseníase, em Palmas foi determinante para o mesmo sediar o evento. “Após a última edição em Belém, foi decidido em assembleia geral que a Sociedade Brasileira de Hansenologia com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS) e da SES e outras instituições pelo Mundo referente à hanseníase realizariam o 15º Congresso Brasileiro de Hansenologia aqui”, informou.

Durante o evento, serão debatidos os avanços no combate à doença que debilita, marginaliza, cega, mutila, incapacita e até mesmo  desfigura  milhões de pessoas que em sua maioria, vivem em condições financeiras precárias, com baixo nível de escolaridade, com água não tratada, higiene e saneamento inadequados.

“A realização deste evento, demonstra a real preocupação dos governantes e servidores da saúde com a hanseníase além de, viabilizar propostas que possam contribuir com a melhoria na identificação/diagnóstico, tratamento, atenção e assistência ao paciente referente ao enfrentamento do referido agravo”, destacou Suen.

A técnica enfatizou ainda, que “o fato de estarmos ocupando o 2º lugar no ranking nacional em detecção geral e também em menores de 15 anos, em 2017, indica a hiperendemicidade do agravo e que estamos intensificando esforços para readequar as ações desenvolvidas, no Estado, na Rede de Atenção a Hanseníase, enfocando desde o diagnóstico, tratamento e investigação epidemiológica de contatos, pois acreditamos que desta forma estaremos quebrando a cadeia de transmissão”.

Em 2017, foi criado no Tocantins, um grupo técnico com todos os atores envolvidos direta e indiretamente na Rede, perpassando desde a atenção básica ate a alta complexidade.

Em 2018, já foram diagnosticados 1362 casos novos, sendo que 9% deles apresentam sequelas visíveis. “A nossa preocupação é diagnosticar os casos precocemente, examinar os contatos anualmente das pessoas que já tiveram ou que estão tratando hanseníase, para que no futuro possamos realmente controlar a doença em nosso Estado e em todo o país”, finalizou a técnica.

Destinado aos profissionais de saúde de toda a Federação Brasileira e Internacionais, o congresso contará com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO); Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH); Organização Mundial da Saúde (OMS); Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Ministério da Saúde (MS); Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); Fundação Nippon; Fundação Sasakawa; Fundação Novartis; Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO); Movimento de Reintegração dos Hansenianos (Morhan); além de representantes de movimentos sociais.

Programação

Cerimonia de abertura:

 

18h -18h30: Apresentação do Documentário: Filhos Separados pela Injustiça
Palestrante: Thiago Pereira da Silva Flores (MORHAN Nacional)
18h30 – 19h Atração Cultural 
19h – 19h45: Cerimônia de Abertura (Fundação Novartis, Fundação Sasakawa, Ministério da Saúde, OPAS, SBH, Estado do Tocantins, Municipio de Palmas-TO)

19h45 – 20h Sociedade Brasileira de Hansenologia e seu compromisso com o controle da hanseníase no Brasil
Palestrante: Claudio Guedes Salgado (Presidente SBH)

20h – 20h15: Panorama da Hanseníase no Brasil 
Palestrante: Carmelita Ribeiro Filha (Coordenadora CGHDE/DEVIT/SVS/MS)
20h15 – 20h30: Situação da hanseníase no Estado do Tocantins
Palestrante: Suen Oliveira Santos (SES/TO)
20h30 – 20h45: Situação da Hanseníase no Município de Palmas
Palestrante: Maria Amélia Sousa Silva (SMS- Palmas/TO)
20h45: Homenagem da SBH
21h: Confraternização

  • 15 de novembro de 2018

  • Ascom do Congresso

Compartilhar

Parceiros