Tutores são capacitados para atuar em cursos ead

Sete tutores tocantinenses, selecionados através do processo seletivo do CONASEMS, iniciam nesta segunda-feira (1) o curso de formação em Brasília para atuarem nas turmas do projeto “Estratégia de Apoio Integrado à gestores e profissionais de saúde dos municípios no fortalecimento das ações de combate ao Aedes e suas consequências”.

Nesta etapa do projeto, os profissionais terão 5 dias de capacitação para conhecer a ferramenta e o conteúdo do curso que estarão trabalhando nos próximos meses. Durante a abertura na manhã desta segunda-feira, representantes do CONASEMS e do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social – IPADS, deram boas-vindas e destacaram a importância do projeto.

Até sexta-feira os tutores terão a oportunidade de conhecer a plataforma Moodle (UnB), como vai funcionar o processo de ensino a distância proporcionado pelo projeto, além de estudos aprofundados sobre as arboviroses e os aspectos clínicos da Dengue, chikungunya, Zika e Febre Amarela. A programação ainda vai tratar da organização da rede de assistência em situações de epidemia, da vacina da Febre Amarela, do controle vetorial, além de aspectos de gestão, de comunicação e de mobilização social.

A iniciativa faz parte do Projeto Aedes na Mira, desenvolvido pelo CONASEMS em parceria com os COSEMS estaduais e busca fortalecer a atuação dos municípios no combate ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zica.

O Tocantins é o estado da Região Norte com maior número de tutores aprovados no processo seletivo.

 

PROJETO DO CURSO EAD

Enquanto os tutores vão sendo capacitados, seguem abertas as inscrições para o curso de Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, onde cada município pode indicar um profissional para ser capacitado. Podem participar gestores do SUS municipal, profissionais de nível superior e profissionais de nível médio e elementar.

A capacitação têm duração de 40 horas, em sistema de educação à distância com monitoria e a previsão é de aulas iniciando ainda este mês.

Para fazer a indicação, o município deve enviar ao COSEMS/TO um email ou ofício contendo o nome e o email do profissional escolhido.

O email para enviar as informações ao COSEMS/TO é  cosemsto.eventos@gmail.com.

Mais informações pelo telefone (63) 3218-1782 no Cosems/TO ou (61) 3223-0155 na assessoria técnica do projeto.

  • 01 de outubro de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros