Usuários devem ficar atentos ao funcionamento da Assistência Farmacêutica do Estado

A Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o atendimento ao público continua a ser realizado das 7h às 19h, nas cidades de Palmas, Araguaína e Porto Nacional. Em Gurupi, o horário fica estabelecido das 7h às 12h, até regularizar a conclusão do sistema de agendamento do É pra Já. Além disso, algumas alterações na rotina de atendimento foram feitas, seguindo os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e a SES para evitar aglomerações de pessoas devido à pandemia do Covid-19.

A diretora da Assistência Farmacêutica, Kédma Maria Carneiro, informa que serão prorrogadas por mais três meses os últimos Laudos de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME), a contar do dia 19 de março de 2020. “Esta medida irá evitar o fluxo de pessoas atrás de consultas para renovação e/ou atualização de receitas e reduzirá o fluxo de pessoas nas Unidades da Assistência para atualização de cadastros. Além disso, de acordo com o estoque, poderemos ter a dispensação de medicamentos e outros antecipados para retirada”, disse.

Outra orientação da diretora é quanto à circulação de pessoas para retirar o medicamento. “Orientamos aos pacientes preferencialmente idosos, pacientes transplantados, portadores de doenças autoimunes como Artrite Reumatóide, Psoríase, Esclerose Múltipla e Doenças de Crohn, dentre outras; que nomeiem um representante legal para o recebimento do medicamento, evitando assim, exposição desnecessária desses pacientes. A declaração pode ser de próprio punho acompanhada de um documento com foto do representante legal e do paciente”, esclareceu.

Novas solicitações

Para os pacientes de continuidade de tratamento, cuja vigência da sua solicitação terminou entre fevereiro e maio de 2020, a validade do LME  será estendida por três meses e não precisará ir ao médico no próximo trimestre. “Portanto, receberemos preferencialmente documentos por e-mail, para  renovação de processos dos medicamentos”, salientou a diretora. 

Contatos para esclarecimentos:

Porto Nacional: dafto.porto@gmail.com

Fone: (63) 3363 8438

Palmas: ceaf.palmasto@gmail.com

Fone: (63) 3218 3200

Gurupi: afgurupi1@gmail.com

Fone: (63) 3351 1460

Araguaína: ceafaraguaina@hotmail.com

Fone: (63) 3411-2971

  • 26 de março de 2020

  • SECOM-TO

Compartilhar

Parceiros