Valorização do sistema de saúde pública no Brasil é tema mais abordado no primeiro dia do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Com o objetivo de apresentar, discutir e disseminar iniciativas voltadas à gestão da saúde municipal nas cidades brasileiras, teve início nesta quarta-feira (25), em Belém, o 34º Conasems, Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, que tem programação até a próxima sexta-feira (27) no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, reúne cerca de mil gestores de saúde municipal, além das equipes ligadas à área, como enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e outros profissionais, totalizando mais de quatro mil participantes. Paralelamente ao congresso também será realizado neste período o 6ª Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde.

Dentro da programação do primeiro dia do Conasems o público pôde conferir as apresentações da 15ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”. Durante todo o dia, os participantes do Congresso assistiram às apresentações de 342 projetos municipais de saúde bem sucedidos desenvolvidos e já implantados em vários estados do Brasil. O objetivo era ampliar o conhecimento a respeito do que vêm sendo feito no país, para fomentar a troca de experiências e resultados que futuramente poderão beneficiar a população.

O estado do Tocantins participou da Mostra com um número recorde de projetos apresentados, totalizando 12 experiências. Entre elas podemos destacar iniciativas como “Projeto Diva Fitness”, “Projeto Amor de Mãe: educação em saúde no pré-natal na unidade básica de saúde de São Miguel do Tocantins”, e o “Grupo Lazer Ativo na estratégia de saúde da família”. Os participantes da Mostra concorrem, até o último dia do evento, a premiações em cinco categorias diferentes. Na primeira sessão de premiação, realizada nesta quarta-feira (25), foram agraciados projetos dos estados de São Paulo, Alagoas e Paraná.

Além da 15ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”, no primeiro dia do 34ª Conasems o público também assistiu uma prévia do que vem por aí nos próximos debates sobre a saúde no Brasil, que terão lugar através de mesas-redondas, oficinas e workshops realizados durante a programação do evento.

Um dos principais temas é relacionado ao Sistema Único de Saúde do país, o SUS, que completa três décadas neste ano. Nas mesas-redondas programadas para o Conasems serão discutidas abordagens voltadas à responsabilidade e financiamento, governança e regionalização do SUS, avanços e desafios na atenção básica, e a relação entre a saúde e as eleições 2018.

Finalizando o primeiro dia de Conasems tivemos a solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades como o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, o secretário de saúde do Pará, Vitor Manuel Mateus, o presidente do 34º Conasems e 6º Congresso Norte e Nordeste, Charles Cezar Tocantins de Souza, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, dentre outros, além de Secretários de Saúde Municipal de vários estados brasileiros.

Durante a cerimônia, a fala das autoridades teve em comum a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, ressaltando a importância, os desafios e as dificuldades para manter e oferecer um serviço de qualidade à população. “A mudança começa pela saúde. Precisamos parar com a violência deste país e difundir a cultura da paz,  porém, se queremos mudar o mundo precisamos dialogar com as novas gerações, com o futuro. E esse vínculo precisa ser feito de várias maneiras, inclusive através das políticas de saúde pública, que permitem a transmissão de conhecimento de geração a geração”, comentou o presidente do 34º Conasems e 6º Congresso Norte e Nordeste, Charles Tocantins.

Durante os discursos de abertura, destaque para o anúncio feito pelo Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, sobre a liberação de recursos para investimento nos municípios avaliados pelo PMAQ. A solenidade também foi marcada pela entregues aos membros fundadores do Conasems e à alguns membros de destaque da “Medalha 30 Anos”, destacando a importância do trabalho destas pessoas para a frutificação do sistema.

Encerrando a cerimônia foi realizada a primeira sessão de premiação da 15ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”. Na ocasião, premiados projetos dos estados de Alagoas, Paraná e São Paulo.

 

CONFIRA AS FOTOS DO 1º DIA DO CONGRESSO CONASEMS

  • 26 de julho de 2018

  • Ascom COSEMS/TO - Ingrid Bico

Compartilhar

Parceiros