Voltada para Secretários de Saúde, COSEMS-TO promove Webconferência sobre estratégias de aceleração da vacinação contra a COVID-19

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO) promoveu nesta quarta-feira, 07, a Webconferência: “Avaliação da campanha da vacinação contra a Covid-19 no Tocantins: estratégias de aceleração da imunização nos municípios”. O encontro foi voltado para Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Estado.

Na ocasião a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde/Diretoria de Atenção Primária (SPAS/DAP), prestaram orientações aos presentes na Webconferência.

O Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly da Silva e Sousa, falou sobre a importância de se promover momentos como este, voltados para os Secretários Municipais de Saúde. Para ele, fortalecer as bases de enfrentamento é umas das formas mais eficientes de se combater a COVID-19. “O nosso objetivo é o de contribuir com cada municípios, trazendo informações via SES-TO de forma madura, como vimos hoje. Estamos felizes por mais esse passo dado e em breve teremos outras Webconferência, voltadas para as equipes de saúde. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para dar uma resposta digna para a nossa população nessa batalha”, disse.

Para a diretora Administrativa, Maria das Dores Abreu Farias, o momento foi necessário não só para Gestores que já possuem experiência, mas principalmente para os novos Secretários e Secretárias de Saúde. “Muitos estão à frente das Secretarias pela primeira vez e precisam de esclarecimentos como esse. Quero parabenizar toda a equipe do COSEMS, da SES e os presentes por esse momento. Que continuemos firmes e fortes”, afirmou.

Outros encontros estão previstos para ocorrer nas próximas semanas. O público alvo será coordenadores de Atenção Primária à Saúde, Coordenadores de Vigilância em Saúde/Imunização e Gerentes de Unidades Básicas de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde entre outros profissionais dos municípios. As datas serão definidas e divulgadas posteriormente.

Vigilância em Saúde e Atenção Primária

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra apresentou uma análise do Banco de Dados da Campanha contra a COVID-19, com informações parciais, referente ao período de 20 de Janeiro a 31 de Março de 2021. Já a Diretoria da Atenção Primária, por meio de sua diretora Laudecy Alves do Carmo Soares e da enfermeira e técnica da DAP Anna Nunes Pereira Neta Farias, fizeram uma a avaliação da campanha da vacinação contra a CODIV-19 no Tocantins. Posteriormente dúvidas dos Gestores presentes foram esclarecidas pela equipe técnica presente.

  • 07 de abril de 2021

  • ASCOM COSEMS

Compartilhar

Parceiros