COSEMS-TO participa do lançamento do Projeto Cuida APS em São Paulo
No último dia 12 de outubro, a apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Sherlla Monsione, representou o Conselho em São Paulo no lançamento do projeto Cuida APS. A iniciativa, idealizada e realizada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e o Ministério da Saúde, visa fortalecer o cuidado interprofissional de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) nos estados do Maranhão, Paraíba e Tocantins.
O Cuida APS oferecerá um curso de especialização focado no cuidado interprofissional das pessoas com DCNT. No Tocantins, a Região Cerrado Tocantins Araguaia foi selecionada para participar, tendo em vista a alta incidência de portadores dessas doenças crônicas na área.
Sherlla Monsione destacou a importância do projeto para a qualificação dos profissionais de saúde e a melhoria do atendimento à população tocantinense. "Com o apoio de iniciativas como o Cuida APS, podemos aprimorar o cuidado de pacientes com doenças crônicas em nosso estado, principalmente em regiões como o Cerrado Tocantins Araguaia, onde a incidência dessas doenças é preocupante. A especialização ofertada será um passo fundamental para garantirmos uma atenção à saúde mais eficiente e humanizada", afirmou Sherlla.
O projeto pretende beneficiar diretamente as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) nas regiões contempladas, promovendo uma abordagem integrada e qualificada no tratamento das DCNT.
Além de beneficiar diretamente os gestores da região Cerrado Tocantins Araguaia, Sherlla Monsione ressaltou que o aprendizado adquirido com o projeto será amplamente compartilhado com os demais apoiadores do COSEMS-TO. "Esse conhecimento será levado também para as outras sete regiões de saúde do Tocantins, garantindo que as boas práticas e as abordagens interprofissionais no cuidado das doenças crônicas alcancem todo o Estado e todos os municípios. Um dos objetivos do COSEMS e do apoio é sempre fortalecer a gestão e a atuação das equipes de saúde em cada Secretaria tocantinense", afirmou Sherlla.
-
18 de setembro de 2024