ACOLHE SUS COMEÇA DISCUTINDO ATENÇÃO BÁSICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE

 

Os gestores municipais do SUS estão reunidos a partir de hoje (20) para discutir as questões relacionadas à saúde nos municípios tocantinenses. O Acolhe SUS, como é chamado, é realizado a cada quatro anos para orientar os novos gestores que assuem as secretarias após o pleito eleitoral e promover a integração de todos os gestores com as equipes da SESAU e do Ministério da Saúde.  

“A cada Acolhe SUS temos acesso à novas portarias, às melhorias que são bem vindas e temos contato com experiências de outros gestores. Aprendemos e podemos nos adequar e aperfeiçoar. A minha maior expectativa aqui é debater a falta de médicos especialistas, para urgência e emergência”, destacou o secretário de Saúde de Brejinho de Nazaré, Elismar Pereira.

Já para o secretário de saúde de Barra do Ouro, Adson Rocha, “O Acolhe SUS é o momento de debatermos sobre a aplicação de recursos, formas de melhorar a aplicação do dinheiro e alcançar os resultados que a população precisa”, enfatizou.

O COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, é parceiro na organização do Acolhe SUS e trabalhou na mobilização dos secretários para este encontro: “Entendemos que esta é a oportunidade dos gestores, novos ou experientes, tirarem dúvidas, apresentarem seus problemas e descobrirem novas ferramentas de gestão. Estamos vendo a modernização do sistema de gestão do SUS e damos apoio para levar esta realidade também aos municípios”, destacou o presidente Vânio Rodrigues.

Para o Secretário Estadual da Saúde, Marcos Musafir, é o momento de deixar claro os papeis de cada ente federativo: “Os gestores precisam ficar atentos à responsabilidade sanitária de cada um dos níveis de governo. O MS tem um papel na Atenção Básica, o Estado tem o seu papel e o município também. Nós vamos mostrar as ferramentas que os gestores municipais podem usar, sem muita despesa, para realizar com sucesso a sua gestão.”

A abertura oficial do evento está marcada para as 19 horas no auditório do Palácio Araguaia.

 

  • 20 de fevereiro de 2017

  • ASCOM COSEMS

Compartilhar

Parceiros