Ao lado do Governador Mauro Carlesse, Presidente do COSEMS Rondinelly Sousa participa do lançamento do Programa “TOSaúde”

Ao lado do Governador Mauro Carlesse, do vice-governador Wanderlei Barbosa, do Secretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tollini, e do Presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins, Thiago Maciel, o Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Rondinelly da Silva e Sousa, participou nesta terça-feira, 18, no Palácio Araguaia em Palmas, do lançamento do Programa “TOSaúde”. O objetivo é o de oferecer serviço de Telemedicina gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado aos mais de 1,5 milhão de tocantinenses.

O Tocantins será o primeiro Estado da região Norte do Brasil a lançar essa solução inovadora de telemedicina, seguindo os exemplos exitosos de outros estados e países que já utilizam o apoio dos recursos tecnológicos na área da saúde.

Em sua fala, o Rondinelly falou sobre a importância de um Programa desse porte para todos os 139 municípios. Ele também destacou os benefícios não só para as Gestões de Saúde, mas principalmente para a população. “Temos hoje 470 unidades básicas de saúde espalhadas pelo Estado e mais de 519 equipes de saúde da família. Quero agradecer e dizer que para nós de municípios pequenos, como a minha cidade de Caseara, economizaremos com deslocamento para as unidades de referência e poderemos ter na ponta, atendimento especializado rápido e eficiente”, declarou.

Ainda em sua fala, o Presidente do COSEMS parabenizou a Gestão Estadual pela sua preocupação em dialogar com os municípios. “Nos alegra e traz tranquilidade, que os olhos da saúde estejam voltados para nós que estamos na ponta. O COSEMS tem sido parceiro em diversos avanços na saúde Estadual, como a ampliação dos leitos. Aproveito para deixar ainda, meu recado ao Governo: todas as vezes que precisarem, estamos prontos para resolvermos juntos os problemas do Estado”, afirmou.

Carlesse agradeceu a presença do Presidente do COSEMS Rondinelly e também falou sobre os esforços da SES-TO em sempre buscar atender as demandas dos cidadãos tocantinenses. “Fico muito feliz em atingir nosso objetivo, que é cada vez mais facilitar a vida do povo, principalmente na área saúde. Serão 22 especialidades atendendo nossa população. Isso é um orgulho, um passo lá na frente. Essa plataforma ‘TO Saúde’ vai ajudar muito a reduzir filas, no deslocamento de pessoas e dará condições de consulta com vários médicos”, disse.

Como funciona

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, destacou que o programa TOSaúde vai funcionar 24 horas por dia, para atendimento a casos suspeitos de Covid-19. "Este atendimento vai ocorrer sete dias por semana. Nossa capacidade geral/mensal será de 30 mil atendimentos, o que é bem maior que nossa capacidade presencial. Vale ressaltar, além do teleatendimento, a importância da telinterconsulta exclusivo para médicos, os recém-formados, por exemplo, especialmente aqueles que atuam no interior, terão a possibilidade de tirar dúvidas e trocar ideias com médicos mais experientes. Esse recurso tecnológico além de garantir a melhoria no acesso aos serviços de saúde, otimiza os serviços da rede e o gerenciamento dos recursos”, informou.

Na plataforma, após o cadastro inicial e a triagem, o cidadão será atendido imediatamente por teleconsulta com o médico, se for classificado com grau moderado ou grave para Covid-19.  Se for classificado com grau leve, ele será acompanhado por enfermeira, por 14 dias, para evitar que este paciente vá até uma unidade de saúde sem necessidade. Para as outras especialidades, a Central de Regulação do Estado vai organizar a lista e os pacientes serão contatados para triagem e posterior consulta.

O TOSaúde conta com Teletriagem, Teleconsulta, Telinterconsulta e Telemonitoramento. A Teletriagem auxilia na interpretação de sinais e sintomas por meio da coleta de dados de saúde diretamente com o paciente, para assessorar a conduta clínica dos médicos. A Teleconsulta permite ao paciente realizar uma consulta on-line, de forma segura, utilizando uma interface web ou de um aplicativo móvel. Já a Teleinterconsulta ocorre quando há troca de informações e opiniões entre médicos (também conhecida como segunda opinião), com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico, com intermédio da tecnologia. E o Telemonitoramento é o acompanhamento da situação de saúde dos pacientes, por intermédio da atualização dos dados clínicos e avaliação da evolução da situação de saúde.

O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Thiago Maciel, destaca que o acesso ao sistema só é possível para quem tem o Cartão Nacional do SUS cadastrado no Tocantins. “Agradecemos ao Governador por entender a importância do uso da tecnologia nos serviços públicos e destacamos que este sistema é bem básico, simples e assertivo”, reforçou.

Especialidades

Além de consultas com médicos clínicos e enfermeiros, o usuário terá acesso às seguintes especialidades: Alergia e Imunologia Pediátrica, Cardiologia , Cardiologia Pediátrica, Dermatologia, Dermatologia Pediátrica, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia Pediátrica, Mastologia, Nefrologia , Nefrologia Pediátrica, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrição Pediátrica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria Pediátrica, Reumatologia, Reumatologia Pediátrica e Urologia.

O serviço possibilita o acesso ao atendimento ambulatorial especializado, marcação de exames e prescrição de receitas.

 

  • 18 de maio de 2021

  • ASCOM COSEMS com informações da SECOM/TO

Compartilhar

Parceiros