APOIADORES PASSAM POR CAPACITAÇÃO E DEVEM COMEÇAR A ATUAR EM JUNHO

?Os gestores públicos da Saúde nos municípios passam a contar com uma importante ajuda no desempenho das atividades da pasta, a partir de junho. É quando entram em ação os três apoiadores contratados pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Conasems e Cosems/TO, com o objetivo de ajudar as secretarias municipais de Saúde a utilizar as ferramentas de gestão do SUS, bem como planejar melhor as ações.

O resultado do processo seletivo para escolher os apoiadores foi publicado há alguns dias e aqui no Tocantins foram selecionados Perciliana Joaquina Bezerra de Carvalho, Maria da Conceição Marinha de Farias Rego e Yatha Anderson Maciel, todos com experiência em gestão de saúde, um pré-requisito para o cargo.

“O número de apoiadores é pequeno diante do tamanho do Tocantins e das necessidades encontradas nos municípios. Para que haja maior eficiência das demandas que surgirem, os apoiadores vão precisar de apoio do Estado e do envolvimento de várias entidades. Por isso, já iniciamos as visitas às superintendências da Secretaria de Estado da Saúde para apresentar nossa equipe, explicar como vai funcionar o projeto e também nos colocar a disposição deles”, destacou o coordenador do projeto, Wolney Jácomo de Sousa.

As visitas começaram pela Vigilância em saúde, no último dia 16, e nesta quarta-feira seguiram pela Superintendência de Planejamento e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena. Os apoiadores também participaram de oficinas eespecíficas para o repasse de informações e para planejar a forma com que o projeto será desenvolvido no Tocantins.

“Nesta oficina, estamos elaborando um plano de trabalho baseado nas condições de saúde das populações destes territórios. Queremos construir um plano básico e compreensível pelos gestores, e principalmente, que seja exequível de forma financeira e operacional. Queremos um plano que traga resultados. Sabemos que 8 meses é pouco para vermos resultados, mas vamos deixar uma semente plantada para que ao final dessas gestões municipais, a gente veja resultados que fizeram a diferença na vida da população”, destacou Perciliana, apoiadora que atuará nas regiões Amor Perfeito, Ilha do Bananal e Sudeste.

Maria da Conceição vai ficar responsável pelo atendimento nas regiões Médio Norte e Cerrado Tocantins -Araguaia, e para ela, será primordial que os municípios entendam o papel dos apoiadores: “A gente sabe que os municípios têm dificuldade para trabalhar planejamento para obter recursos, como também trabalhar os instrumentos legais do SUS que é muito importante para a gestão avaliar a saúde que está sendo oferecida à população. Os apoiadores devem ser vistos como uma rede colaborativa, pois não vamos fazer o serviço do município. Vamos colaborar na elaboração dos instrumentos, na gestão da saúde com uma visão bem municipalista. Nesta próxima semana, vamos ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo, e certamente, voltaremos com mais bagagem para, daí sim, começarmos a trabalhar”. 

  • 18 de maio de 2017

  • ASCOM COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros