Atendimento de média e alta complexidade a indígenas é discutido em encontro
A Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems TO), Maria Conceição Marinho, o Secretário Executivo, Sinvaldo Moraes e a Diretora de Comunicação, Sueli Aguiar estão participando do 1º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins, que acontece durante todo o dia em Palmas (TO). Sinvaldo Moraes representou o presidente do Cosems TO, Vânio Rodrigues de Souza no evento.
Iniciativa do Distrito Sanitário Indígena do Tocantins (DSEI) em parceria com o Cosems, o evento visa organizar uma estratégia para garantir os serviços de saúde de média e alta complexidade nas comunidades indígenas do Estado. Na parceria, coube ao Cosems fazer gestão junto aos gestores municipais a participarem do Encontro.
O presidente do Conselho Distrital da Saúde Indígena do Tocantins, Cleyton Martins Javaé afirmou que o atendimento de média e alta complexidade aos indígenas, representa “um dos maiores gargalos” da saúde indígena. “Há municípios que tratam a saúde indígena à parte. Isso é histórico, vem desde quando a Funasa era a responsável pela saúde indígena”, disse.
Segundo dados do Dsei, a população indígena é de aproximadamente 12 mil pessoas e das oito regiões de Saúde do Estado, seis existem comunidades indígenas.
-
15 de junho de 2016
Ascom/Cosems/TO