AUGUSTINÓPOLIS GANHA PRÊMIO EM CONGRESSO NORTE NORDESTE POR AÇÕES DESENVOLVIDAS NA SAÚDE

Um projeto que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis foi premiado no último dia 7, na Mostra de Experiências no SUS realizada durante o 5º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.  O evento foi em Porto Seguro (BA) e teve a participação de equipes de saúde de centenas de municípios, de 16 estados brasileiros.

O projeto Agentes da Alegria - Prevenção, Arte e Terapia, foi criado em 2010 e traz a temática da prevenção das IST, HIV e AIDS e tem como  autores os profissionais da saúde Yatha Anderson Pereira Maciel, Gedeão Alves Filho, Katiane Pereira da Costa e Iricélia Assunção da Silva.  

A experiência piloto conta com 11 agentes comunitários de saúde e 1 enfermeiro que, sensíveis às questões que atingem a população da Região do Bico do Papagaio, principalmente em decorrência da falta de informações sobre prevenção das doenças, começaram a mobilizar a comunidade com performances e abordagens cênicas e caricatas do cotidiano brasileiro, para despertar o interesse por temas difíceis de serem trabalhados na comunidade, como as infecções sexualmente transmissíveis.

Com graça e leveza, conseguem envolver o público numa interação repleta de ensinamentos e informações importantes que levam para a vida: “As apresentações teatrais são sempre cheias de humor e com uma linguagem fácil, deixando uma mensagem de motivação para que a população mude de atitude em relação ao auto cuidado, tão necessário e importante quando falamos na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis”, destacou Yatha Anderson Pereira Maciel, responsável pela apresentação para banca avaliadora.

O projeto concorreu na categoria Vigilância em Saúde no Município e foi considerado o melhor, levando também os prêmios como Publicação e Melhor da Região Norte.

A mostra de experiências bem sucedidas no SUS tem o objetivo de disseminar boas ideias, promover interação entre as equipes e multiplicar conhecimentos para superar as barreiras que as equipes estão encontrando no dia-a-dia da profissão.

 

EXPERIÊNCIAS TOCANTINENSES QUE FORAM COMPARTILHADAS

Além da experiência premiada de Augustinópolis, outros cinco projetos que já alcançaram resultados expressivos em seus municípios, foram apresentados durante o 5º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O município de Gurupi apresentou o projeto “Controle de natalidade de animais domésticos” (cães e gatos) com intuito de promover real equilíbrio entre a saúde pública e o bem estar animal. De lá também foram enviados os projetos: Fisioterapia em grupo: qualidade de vida para a população em vulnerabilidade social de Gurupi; o projeto Notificar e acompanhar: um modelo de supervisão diferente; e o projeto Projeto de qualidade de vida para motoristas da saúde do município de Gurupi.

Representando o município de Aliança do Tocantins foi apresentado o projeto Aliança contra o Aedes: combater a dengue é um dever meu, seu e de todos nós.

  • 08 de maio de 2017

  • ASCOM COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros