CIB AJUSTA MELHORIAS NO MUTIRÃO DOS EXAMES NOTURNOS E INFORMA SOBRE EMENDAS FEDERAIS PARA OS MUNICÍPIOS
A CIB de julho foi a oportunidade dos secretários municipais ajustarem com a SESAU as falhas e as dificuldades encontradas nas primeiras semanas do Mutirão de Exames Noturnos que está atendendo a demanda reprimida para exames de média e alta complexidade. A coordenadora do projeto, Mayana Rodrigues, fez os esclarecimentos sobre as questões levantadas pelos secretários no encontro da manhã, durante a Reunião Ordinária do Cosems.
Mayana explicou que os pacientes que não foram localizados e perderam o prazo do exame, os gestores municipais vão poder reagendar diretamente com o prestador de serviço. Quanto aos pacientes desistentes, os municípios poderão substituir assim que abrirem novamente o sistema.
Com relação à regulação e às marcações alternadas, a coordenadora disse que isso não pode ocorrer, mas destacou que os pacientes que vão fazer exames que usem sedação e contraste não podem viajar no ônibus com o grupo, porque o paciente precisa fazer jejum, devendo receber um tratamento diferenciado a cargo do município.
Sobre as orientações de preparo para os pacientes que vão fazer exames com contraste e sedação, a coordenadora explicou que as recomendações foram enviadas no email de cada município para que os operadores locais que vão ter contato com o paciente, possam repassar a orientação de prazo de jejum e outros cuidados que deverão ser adotados caso a caso. Os municípios que não tiverem recebido o email com essas orientações devem entrar em contato com a regulação da SESAU ou percebendo problemas com o email zimbra, pode ligar para (63)3218-1781 ou 3218-7292.
O presidente Vânio Rodrigues cobrou que a SESAU apresente na próxima CIB os dados do mutirão retratando o que cada município já fez de exames. Pediu ainda aos secretários, que entrem em contato quando ocorrer algum imprevisto com pacientes para que não voltem pra casa sem fazer o exame.
A SESAU alertou os secretários municipais para ficarem atentos aos documentos que os pacientes devem trazer consigo, pois há casos de ausência de pedido ou de comprovantes de registro, o que pode comprometer o atendimento.
Quem precisar remarcar o exame de algum paciente vai poder ligar para (63) 3215-8449 ou 3215-5523.
Seguindo a pauta da CIB, outro assunto que recebeu destaque foram as emendas federais para a saúde, que vão permitir que os municípios recebam verbas extras para investir em Piso da Atenção Básica ou Média e Alta Complexidade. Cada município vai poder entrar no sistema e dividir o recurso entre o PAB e o MAC, respeitando as regras de teto MAC e ficando atento às restrições de uso dos recursos, pois a emenda é de custeio e não pode ser usada na aquisição de equipamentos, inclusive carro, e nem na compra de medicamentos de distribuição gratuita. Segundo a Portaria 788, os recursos devem chegar em 6 parcelas, ainda sem previsão de data.
Os demais itens da pauta foram aprovados e pactuados sem objeções.
-
21 de julho de 2017
ASCOM COSEMS/TO