CIB DE MAIO APRESENTA APOIADORES, HOMOLOGA AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAIS E PACTUA PROJETOS DE EMENDAS PARLAMENTARES
O prazo está acabando e ainda existem municípios que não apresentaram a programação das Ações da Vigilância Sanitária para 2017. Cerca de 60 localidades tiveram seus planejamentos homologados nesta quinta-feira (18), durante a 4ª Reunião da CIB. A data limite para apresentar a programação à Secretaria de Estado da Saúde segue até o dia 10 e os projetos só devem ser homologados na próxima reunião da CIB, marcada para o dia 22, ou seja, fora do prazo limite. Este foi um dos temas tratados durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde.
Por outro lado, a reunião também foi marcada pela apresentação dos três selecionados para serem os Apoiadores contratados pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Conasems e o Cosems, para atuarem no Tocantins. O coordenador do projeto no Tocantins, Wolney Jácomo de Sousa, apresentou oficialmente os apoiadores Terciliana, Maria da Conceição e Yatha, aos técnicos e gestores presentes. Ao se apresentarem, destacaram a importância do apoio que vão dar aos municípios para elaborar planejamento de ações e no uso das ferramentas de gestão, contribuindo para que cumpram prazos e estejam aptos a conseguir recursos do SUS.
Outro tema apresentado foi a nova metodologia da distribuição de penicilina G potássica para hospitais e maternidades do Estado, que foi aprovado pelos gestores municipais.
A reunião da CIB também foi marcada pelas homologações de projetos que vão ser financiados através de emendas parlamentares para atender os seguintes municípios: Divinópolis, Lajeado, Praia Norte, Araguaína, São Miguel do Tocantins, Marianópolis, São Bento do Tocantins, Palmas e Recursolândia.
A Secretaria de Saúde de Colinas também completou a pauta apresentando uma prestação de contas relacionada à ampliação oferta do Hospital de Colinas do Tocantins.
Para finalizar, os representantes do Estado explicaram sobre o levantamento de demandas reprimidas de procedimentos da Região Amor Perfeito, que não estão sendo realizados.
Entre os informes finais, a representante da CIB no Conselho Estadual de Saúde, Valéria Paranaguá chamou a atenção para o tema ‘Hospital do Câncer”, em especial a resolução aprovada na CIB que trata da doação de um equipamento para uma Instituição mantendedora do HC, tema recém debatido no CES. O tema provocou a manifestação da promotora de justiça, Maria Rosely Pery, que também participou da CIB. O debate resultou na proposição de realizar uma câmera técnica para tratar do tema com a participação de todos os envolvidos, SESAU, Ministério da Saúde, CES e Cosems.
-
19 de maio de 2017
ASCOM COSEMS TO