Clipping: CONGRESSO SAÚDE INTEGRADA VAI ALAVANCAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO TOCANTINS

 

Com objetivo de evidenciar as boas práticas aplicadas nas unidades de Saúde do Estado e alavancar a produção científica, ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio o Congresso Saúde Integrada do Tocantins, com tema Atualização Científica Multiprofissional da Saúde. O evento ocorre no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas.

“Ano passado, foram realizados mais de quatro milhões de atendimentos no Tocantins, e nas unidades de saúde muitas coisas boas são realizadas. Queremos aproveitar esse momento para mostrar as boas experiências da saúde e, a partir do congresso, estimular mais a produção científica”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir.

O secretário reforçou a importância da participação dos profissionais no evento. “Queremos que todos participem, que se inscrevam. Quando se produz cientificamente, quando se estuda artigos científicos, se atualiza e, assim, o profissional acaba fortalecendo a forma humanizada de tratar os pacientes. Temos alunos de cursos superiores dentro dos hospitais e temos que ensinar o certo, a fazer a cirurgia adequada, não podemos inventar nem improvisar, tudo tem que ter embasamento”, reforçou.

A diretora da Escola Tocantinense do SUS (Etsus), Laudecy do Carmo, que faz parte da comissão organizadora do congresso, completa que o evento vai possibilitar a integração dos profissionais da saúde que atuam na ponta, com aqueles que estão na gestão. “Estamos trabalhando para conseguir o maior número de participantes. A inscrição é gratuita e os profissionais de saúde estão livres pra vir e, opcionalmente, podem doar 1 kg de alimento não perecível, que será doado às instituições de caridade. Para isso, basta fazer a inscrição pelo site”, ressaltou.

Apresentação de artigos

Dois espaços serão destinados para apresentações científicas, um é o pôster eletrônico. Basta acessar o site do congresso pelo endereço congressosaude2017.to.gov.br e preencher o pôster eletrônico. A comissão analisará e informará aos inscritos se o trabalho foi aprovado, terão 20 computadores no local do evento para que o público possa acessar os pôsteres, que são resumos de experiências dos profissionais de saúde de todas as áreas.

“O outro espaço para exibição do trabalho é o pôster em banner. Teremos uma área no local do congresso onde estarão os pôsteres e serão apresentados para o público”, explicou o secretário Marcos Musafir, acrescentando que todos são convidados a apresentar trabalhos. “Temos milhares de trabalhos científicos sendo publicados diariamente no mundo e precisamos implementá-los aqui também. Com isso, vamos conhecer muitas experiências”.

Os trabalhos aprovados no congresso serão publicados em anais científicos. Nessa publicação, estará um resumo de cada apresentação com vistas a oferecer ao público médico e a todos os profissionais de saúde, que não puderam comparecer ao congresso, as informações científicas discutidas durante o evento.  

As inscrições são gratuitas, se encerram no dia 24 de maio e podem ser feitas no site congressosaude2017.to.gov.br. O congresso é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, em parceria com o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Conselho Estadual de Saúde (CES), o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), a Prefeitura de Palmas, e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas. 

Regulamento para apresentação de pôster eletrônico

1) Indicar local da realização do trabalho;

2) Informar autor e, quando houver, coautor;

3) Relatar título e área de atuação;

4) Para a apresentação do trabalho: formato resumo; fonte Arial, tamanho 12; apresentar os objetivos, material, metodologia e conclusões/resultados; máximo de 150 caracteres;

5) É proibido o uso de recursos fotográficos e/ou imagens;

6) Para o recebimento do certificado, é obrigatório o preenchimento correto e completo da ficha de inscrição;

7) Os trabalhos aparecerão em ordem alfabética e por área de atuação, de acordo com os equipamentos disponibilizados nas estações do evento;

8) Os trabalhos aprovados serão incluídos nos anais científicos do evento e o autor será informado por e-mail;

9) O autor, ao se inscrever, autoriza a exibição do seu trabalho e a publicação nos anais específicos do congresso.

  • 12 de maio de 2017

  • site: Governo do Tocantins

Compartilhar

Parceiros