COSEMS-TO APOIA MODERNIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Foi aberto em Palmas, nesta quarta-feira (23), o III Fórum Estadual de Violência Sexual, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde. Clésio Alves da Silva, adjunto da Diretoria de Comunicação do Cosems e secretário Municipal de Brasilândia, fez parte da mesa de honra e representou o presidente Vânio Rodrigues na cerimônia.

Em seu pronunciamento, Clésio destacou a importância de se debater ações de enfrentamento às violências contra mulher que vão além das agressões físicas:

Imaginamos a violência que deixa marcas visíveis, mas precisamos trabalhar e avançar na temática das agressões não visíveis, como as violências psicológica e social, que afetam crianças e adolescentes, trazendo marcas profundas para toda vida e comprometendo seu desenvolvimento”.

O eixo principal do Fórum está sendo a implantação da cadeia de custódia dentro do serviço de saúde, que hoje está estruturada com um primeiro atendimento sendo realizado em uma unidade de saúde para profilaxia e, posteriormente, na delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

No entanto, Fórum marca a implantação de um novo modelo, onde ambos os atendimentos passam a acontecer simultaneamente, com todo o apoio psicológico, de saúde e com toda a segurança que a vítima precisa. O modelo já é usado no Hospital Dona Regina e no Hospital Infantil, em Palmas, e no Tia Dedé, em Porto Nacional. Uma portaria intersecretarial, entre a Secretaria de Saúde e a Segurança Pública, está ampliando esse modelo de atendimento para todos os hospitais públicos da rede estadual.

“Nós, enquanto município, devemos pegar esta ideia e aplicá-la também em nossas unidades de saúde. Hoje, nossos enfermeiros não querem notificar casos de violência, por medo, já que a cidade é pequena e todos se conhecem. Nós, profissionais da saúde, temos que nos inteirar e buscarmos o respaldo jurídico para ajudar essas vítimas que chegam tão fragilizadas, precisando de nossa ajuda”, destacou Clésio Alves ao avaliar a importância deste primeiro dia de debates.

O encontro vai até sexta-feira (26), no auditório do Palácio Araguaina.  

  • 25 de novembro de 2016

  • ASCOM COSEMS

Compartilhar

Parceiros