Cosems-TO capacita gestores para os “Desafios dos Novos Tempos”

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (26) o Curso Gestão Municipal de Saúde: Desafios dos Novos Tempos, realizado pelo Cosems-TO. O curso acontece simultaneamente em Palmas e Araguaína, capacitando mais de 120 gestores de todos os municípios do estado.

A capacitação tem o objetivo de tratar de temas desafiadores aos gestores municipais de Saúde, tais como a nova PNAB, o Planejamento e Prestação de Contas da Saúde, Financiamento do SUS e a Gestão dos Recursos da Saúde, Contratualização no SUS, Regionalização, Planejamento Regional Integrado e Governança.

Os multiplicadores dessa capacitação são consultores do COSEMS-PR, que se revezam na condução do curso. Enquanto os gestores da Macrorregião Palmas debateram neste primeiro dia as novidades da PNAB, os participantes da Macrorregião Araguaína tiveram a abordagem focada em gestão, como Planejamento e Prestação de Contas da Saúde, a elaboração dos planos, a Programação Anual da Saúde, o RAG, a Portaria 3992, entre outros.

Rosângela Treichel Surita é uma das consultoras técnicas do COSEMS-PR, especialista em atuação da Vigilância Sanitária. Em conjunto com a consultora Maria da Penha Zapata, elas abriram o curso para a turma de Palmas: “Apresentamos a nova PNAB e discutimos como se dará a integração básica entre a Vigilância e a Atenção Básica. Pra gente é de suma importância essa integração e precisamos estabelecer a nova lógica que a PNAB tráz, porque hoje eu passo a visitar aqueles que realmente precisam. Deve olhar realmente para aqueles que são mais vulneráveis. Então o nosso objetivo é mudar o processo de trabalho, que é o mais difícil, mudar o comportamento que já está instalado”, explicou Rosângela.

“Ao mudar o processo de trabalho das equipes, integrando as ações dos agentes, por exemplo,  os municípios podem alcançar uma melhoria da qualidade de vida da população nos territórios. A Vigilância nunca deve se desgrudar da Atenção Básica, porque senão, cada um fica fazendo fragmentado o seu trabalho”, completou Maria da Penha.

Para a Secretária de Saúde de Dueré, Mariana da Silva Coelho, o curso veio em excelente hora, pois as mudanças trazidas pelas novas portarias preocupam os gestores: “Estou gostando muito do conteúdo. Hoje vimos a importância da integração da PNAB, o trabalho conjunto de ACE e ACS, descobrimos novidades sobre quem pode alimentar o sistema, debatemos o papel da Vigilância Sanitária que tem um leque muito amplo de atuação. Vale a pena participar.”

Para os participantes de Araguaína, o primeiro dia foi sob o comando da consultora técnica Marina que tratou tirou dúvidas sobre a elaboração dos planos, da programação Anual da Saúde, do RAG, da Portaria 3992, entre tantos outros desafios da gestão da Saúde. Temas que serão ministrados nesta terça-feira (27) para os participantes de Palmas, enquanto que as novidades da PNAB serão apresentadas para o público de Araguaína.

O curso é uma realização do COSEMS-TO a partir da Carta Acordo assinada com a OPAS/ONS e tem o apoio do CONASEMS e do COSEMS-PR.

  • 26 de novembro de 2018

  • Ascom COSEMS/TO

Compartilhar

Parceiros