COSEMS-TO cria coordenação que vai ajudar Secretarias Municipais de Saúde a não perder recursos
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) autorizou nesta quinta-feira, 22, durante sua 7ª Reunião Ordinária, a criação no âmbito do órgão, da Coordenação de Governança da Informação e Informática. A deliberação ocorreu após a apresentação de como será essa nova forma de auxiliar as Secretarias das cidades e contou com aprovação unânime dos gestores presentes.
De acordo com o assessor técnico do COSEMS-TO, Mikael Aparecido Peixoto, a Coordenação tem o objetivo de subsidiar as gestões municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto às informações em Saúde Pública e Sistemas de Informação do SUS. Ele também reforçou que a nova pasta trabalhará com a estratégia de reordenar os processos atuais, como forma de viabilizar informações de qualidade para as Secretarias.
“O projeto trabalhará na antecipação de algumas respostas aos gestores municipais de saúde e contribuindo na redução de perda de recursos financeiros devido ao não preenchimento ou preenchimento de forma errônea dos sistemas de informação do SUS. Essa também é uma das partes positivas dessa nova Coordenação“, disse.
Na ocasião, Peixoto listou quais os sistemas de informação do SUS serão trabalhados juntos às Secretarias. São eles: E-GESTOR; SISAB; SIOPS; SCNES; SISMOB; SAIPS; SISREG; HORUS; SISAGUA; entre outros.
Presidente
O presidente do COSEMS-TO, Roberto Sampaio, comemorou a criação da Coordenação. Ele explicou que essa é uma necessidade das Secretarias, e que o Conselho vai apoiar ainda mais o fortalecimento do SUS nos municípios. “Todo recurso é importante para as nossas cidades. Cada uma na sua especificidade. Então queremos principalmente dar esse suporte aos Secretários e Secretárias. Com um COSEMS cada vez mais municipalista, vamos buscar fortalecer os trabalhos dos nossos gestores e garantir uma saúde de qualidades aos cidadãos e cidadãs do Tocantins”, declarou.
-
22 de agosto de 2019
ASCOM COSEMS-TO