COSEMS-TO E SESAU ANUNCIAM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE
O Tocantins vai receber dois cursos de especialização para os profissionais que atuam em saúde pública. A novidade foi anunciada pelo presidente do COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins e Secretário de Saúde de Dueré, Vânio Rodrigues de Souza, logo depois de se reunir com a Gestora de Aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Maria Delzuita Fontoura, além da secretária de Saúde de Gurupi, Sueli Santos de Souza Aguiar, e da Diretora da Escola Tocantinense do SUS da Secretaria de Estado da Saúde, Laudecy Alves do Carmo Soares.
Os dois cursos de especialização serão realizados através de uma parceria que inclui também o CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde, e o CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, e estarão voltados para profissionais que já atuam na saúde pública ligada ao SUS, como explica o presidente Vânio Rodrigues: “Estas especializações foram pactuadas em junho de 2015 na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e vão atender regiões que ainda não foram contempladas com capacitações. Os gestores farão a indicação dos profissionais, conforme o perfil, e a academia vai fazer a seleção final”.
Ao todo, serão ofertadas 80 vagas que vão atender profissionais das regiões de saúde intituladas Ilha do Bananal e Amor Perfeito. A previsão é que as aulas comecem em março do ano que vem.
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO QUE SERÃO OFERECIDOS:
Especialização em Regulação Em Saúde no SUS: desenvolve as competências ligadas à regulação em saúde e à disseminação da gestão da clínica em sua região, criando estratégias para ampliar o acesso e garantir atendimento à saúde com maior qualidade e segurança. 40 vagas.
Especialização em Gestão da Clínica: o curso busca fortalecer a gestão do SUS nas diferentes regiões de saúde, aplicando conceitos e apresentando ferramentas capazes de identificar problemas e necessidades regionais para que o gestor proponha soluções eficientes para os problemas existentes. 40 vagas.
Na foto: Laudecy Alves (Diretora da ETSUS) - Sueli Santos (Secretária de Saúde de Gurupi) - Maria Delzuita Fontoura (Gestora de Aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês) - Vânio Rodrigues de Souza (presidente COSEMS-TO).
-
04 de novembro de 2016
Cosems/TO