COSEMS-TO participa da comemoração dos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações: Secretário Wellington Sousa representou o Conselho
**COSEMS-TO Celebra os 50 Anos do Programa Nacional de Imunizações**
Na última quarta-feira, dia 20 de setembro, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil completou 50 anos de contribuição inestimável para a saúde pública do país. Para marcar esse marco, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) organizou um evento especial, que contou com a participação destacada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), representado pelo Secretário de Saúde de Guaraí, Wellington Sousa, além de várias outras instituições.
"O PNI é patrimônio de todos os brasileiros e referência internacional. Nós que trabalhamos na Saúde, sabemos da importância desse programa dentro do SUS, pois além de prevenir e erradicar é o nosso principal aliado na diminuição dos agravos de saúde, por isso precisamos reforçar essa luta e trabalhar para que ele avance cada dia mais", afirmou o titular da SES-TO, Carlos Felinto.
"O PNI é um avanço na saúde brasileira, mas infelizmente nos últimos anos tem sido muito atacado, o que tem gerado uma baixa procura da população e consequentemente uma queda expressiva nas coberturas vacinais, por isso precisamos nos manter unidos para que juntos possamos transformar essa realidade e salvar vidas", ressaltou o secretário de Saúde do município de Guaraí, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, Wellington Silva.
Araína Cesárea Ferreira dos Santos D’Alessandro, Promotora de Justiça, destacou os esforços do Ministério Público Estadual (MPE-TO) em aumentar a cobertura vacinal e destacou a importância dos municípios nesse processo.
"Estamos reunidos para celebrar o trabalho das pessoas que atuam, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com muito compromisso e dedicação para fazer o Programa Nacional de Imunizações dar certo. Estamos levando o Zé Gotinha na mente e no coração para nos lembrar sempre que, em todo lugar, tem uma criança esperando para receber um imunizante ou um adulto para atualizar o calendário de vacinação", concluiu a superintendente da Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra.
Durante o evento foram entregues placas de homenagens aos profissionais que atuaram como coordenadores e gerentes estaduais de Imunização, desde o início do programa no Tocantins. (Ideval Watanabe, Ana Tereza Costa Carneiro, Greice Rivello de Almeida, Euridinei Camilo de Oliveira Junior, Elaine Dias da Silva e Diandra Rocha de Sena). Além disso, foram premiados os dez municípios (Barrolândia, Campos Lindos, Centenário, Conceição Do Tocantins, Novo Alegre, Palmeirópolis, Sandolândia, São Félix, São Miguel Do Tocantins, Santa Rita), que alcançaram ao longo dos últimos cinco anos os maiores índices de homogeneidade de cobertura vacinal na vacinação de crianças menores de dois anos de idade.
-
20 de setembro de 2023