COSEMS-TO participa de capacitação sobre diagnóstico e manejo clínico de arboviroses

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), representado pela Diretora Luana Nobre, participou nos dias 26 e 27 de junho da capacitação para diagnóstico e manejo clínico das arboviroses com os municípios da Macrorregião Centro Sul. O evento, realizado no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, teve como objetivo atualizar os profissionais de saúde para um diagnóstico mais assertivo e manejo clínico adequado dos pacientes com dengue, chikungunya e Zika.

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), o curso contou com a participação de especialistas que compartilharam conhecimentos e práticas atualizadas, fundamentais para o enfrentamento das arboviroses no estado. Durante o evento, a Diretora do COSEMS-TO, Luana Nobre, destacou a importância da capacitação contínua dos profissionais de saúde: 

"Esta capacitação é necessária para que nossos profissionais estejam preparados para diagnosticar e tratar adequadamente os casos de dengue, chikungunya e Zika. A atualização constante em relação às técnicas de manejo clínico e vigilância é essencial para reduzir os impactos dessas doenças em nossa população. Além disso, o COSEMS é participativo e municipalista, fortalecendo a parceria com o estado e os 139 municípios. É fundamental que os participantes se tornem multiplicadores do conhecimento em seus municípios. Colocamos o COSEMS à disposição de todos e convidamos a todos para conhecer a nossa sede, que fica no prédio do Ministério da Saúde."

Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) indicam um aumento de 13% nos casos de dengue no Tocantins, com 2.880 registros este ano em comparação aos 2.551 casos confirmados em 2023. No que diz respeito à Zika, o estado contabilizou 464 casos prováveis, dos quais 119 foram confirmados, incluindo duas gestantes positivas. Em contrapartida, os casos de Chikungunya apresentaram uma queda significativa de 94%, com 251 registros este ano em comparação aos 4.167 do ano anterior, abrangendo 22 municípios que confirmaram casos da doença.

  • 28 de junho de 2024

Compartilhar

Parceiros