COSEMS-TO participa de Fórum Perinatal: Diretor Francisco Ronnivon alerta para altos índices de mortalidade materna e infantil

O Diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Francisco Ronnivon, representou a instituição nesta terça-feira, 31, na abertura do Fórum Perinatal 2023, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). O evento organizado pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) ocorreu no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Em sua fala, Ronnivon expressou preocupação com os altos índices de mortalidade materna e infantil no Tocantins. "Temos uma situação preocupante no nosso estado", afirmou. No ano de 2022 foram registrados 20 óbitos maternos e já em 2023, há a confirmação de 12 óbitos. Ronnivon ressaltou que as causas principais dessas mortes são os transtornos hipertensivos, hemorragia e doenças do aparelho circulatório. "São doenças que podem ser diagnosticadas precocemente durante o pré-natal", disse. O Diretor defendeu ainda a necessidade de ações conjuntas entre União, Estado e Municípios para reduzir esses índices. "Precisamos avançar em passos largos para tirar o estado da situação atual", afirmou.

A secretária de saúde do município de Tabocão, Maria Odete Guimarães, destacou que “esse Fórum veio de encontro com a necessidade que estamos vivenciando no nosso município e no nosso Estado, vimos aqui que a minha região de saúde, Capim Dourado, está em primeiro lugar no número de mortes maternas no Tocantins, então o evento é de suma importância para melhorarmos esses índices”, destacou a gestora. 

O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, falou durante o evento sobre a importância desse espaço de discussão para melhoria das políticas de saúde. “O Fórum Perinatal é um espaço de discussão e solução de desafios da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Criança, por isso a importância dessa discussão com os municípios e demais atores envolvidos para que se busquem estratégias que efetivamente nos ajudem a mudar essa realidade”.

O Fórum Perinatal 2023 tem o objetivo de construir propostas e ações conjuntas que visem o fortalecimento do pré-natal e a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). O evento segue até o início da tarde desta terça-feira, 31.

Outras informações

• O Fórum Perinatal 2023 é realizado desde 2016.

• O objetivo macro do evento é promover a redução da mortalidade materna no estado de Tocantins.

• Além de qualificar os profissionais para o atendimento, o evento também irá debater as possíveis soluções para as problemáticas apresentadas por cada município.

• No ano de 2022, o estado do Tocantins registrou 20 óbitos maternos, já em 2023, temos a confirmação de 12 óbitos até o momento.

  • 31 de outubro de 2023

Compartilhar

Parceiros