COSEMS-TO promove 2ª Oficina Regionalizada para Fortalecer a Gestão da Saúde Municipal no Tocantins: evento ocorreu na região Ilha do Bananal
Foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro, em Aliança do Tocantins, a segunda Oficina Regionalizada sobre "Sistema de Informação em Saúde: Apoiando a Gestão Municipal do SUS". O evento é organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), por meio da Coordenação de Governança da Informação e Informática. A cerimônia de abertura, realizada no dia 27, contou com a presença de autoridades e profissionais da área de saúde.
A Oficina teve como foco, neste momento, a região Ilha do Bananal, abrangendo um total de 18 municípios. Essa é apenas a segunda etapa de um cronograma abrangente que visa capacitar cerca de 300 técnicos em todas as Secretarias de Saúde dos 139 municípios do Tocantins. Na última semana as regiões Capim Dourado, Cantão e Amor Perfeito receberam a capacitação em Palmas.
Em sua fala Francisco Ronnivon, Diretor de Descentralização e Regionalização do COSEMS-TO e Secretário de Saúde de Araguaçu, destacou a importância dessa iniciativa: "Estamos empenhados em fortalecer a saúde pública em nosso estado por meio do conhecimento e da capacitação. Essa oficina é um passo fundamental para isso”, disse.
Já Jussicleide Borges Araújo, 3ª Conselheira Suplente do COSEMS e Secretária de Saúde de Talismã, ressaltou a relevância do evento: "Essa capacitação é essencial para que possamos aprimorar a gestão dos sistemas de saúde do SUS e, assim, oferecer um atendimento de qualidade à população. Ficamos felizes em poder contribuir com as nossas Secretarias de Saúde”, completou.
O Prefeito de Aliança, Sr. Elves Moreira Guimarães, e o Secretário de Saúde, Josiel Antônio Berticelli, receberam os agradecimento do COSEMS-TO como os anfitriões do evento. Eles se uniram ao Conselho para promover a Oficina Regionalizada, demonstrando seu compromisso com a saúde pública.
A próxima etapa da Oficina acontecerá na região Bico do Papagaio nos dias 25 e 26 de outubro, seguida pelas regiões Sudeste, Médio Norte e Cerrado em novembro. Essa iniciativa representa um passo importante na busca por uma gestão de saúde mais eficiente e qualificada no Tocantins.
-
29 de setembro de 2023