COSEMS-TO promove capacitação para servidores da Secretaria de Saúde de Gurupi: foco foi a implantação do sistema E-SUS PEC
Na última sexta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Gurupi (Semus) recebeu capacitação para implantação do Sistema de Informatização E-SUS PEC. O treinamento foi realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO), por meio da Coordenação de Governança da Informação de Informática.
Durante o treinamento, cerca de 60 recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) receberam a capacitação pela manhã, enquanto cerca de 400 profissionais, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas, foram capacitados durante a tarde.
O E-SUS PEC é um sistema da Atenção Primária, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que permite aos profissionais da saúde realizarem prontuários eletrônicos dos pacientes. Com a capacitação, o sistema já está em funcionamento em Gurupi, trazendo mais agilidade e organização para as UBSs do município.
A prefeita Josi Nunes destacou a importância do sistema para a gestão da informação e a qualidade no atendimento à comunidade: "Este sistema traz mais agilidade e organização para nossas UBSs. Vamos estar conectados diretamente ao Ministério da Saúde que proporciona o financiamento da Atenção Primária, isso reforça a importância dele. A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à nossa comunidade. E a partir de agora já começa a ser utilizado".
O coordenador da Governança da Informação do COSEMS-TO, Mikael A. Peixoto, foi responsável pela capacitação dos servidores e explicou que o sistema é ilustrativo e de fácil acesso: "Mostramos aqui hoje como realizar a operacionalização do sistema. Quem compareceu na capacitação também pode ser multiplicador de todo processo. Explicamos: a forma correta de lançar uma consulta, de agendar um paciente, de cadastrar o paciente. O treinamento foi realizado desde o recepcionista até os demais profissionais".
Para Sinvaldo Moraes, secretário municipal de saúde, o sistema E-SUS PEC é fundamental para o município, pois depende da alimentação dos dados para receber o financiamento da Atenção Primária. Ele reforça a importância do conhecimento dos servidores em relação ao banco de dados do Ministério da Saúde: "Então, há uma importância de que nossos servidores tenham o devido conhecimento deste banco de dados do Ministério da Saúde, até mesmo para ter informações quanto à saúde pública da nossa população".
(Foto Lino Vargas – Com informações da Secom Gurupi)
-
31 de março de 2023