Especialistas em saúde debaterão transparência na gestão do SUS durante congresso em Palmas

Chikungunya, zika vírus, dengue e organização do cuidado na atenção hospitalar, são alguns dos temas que estarão na pauta do 4° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde e do 2° Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, que acontecerão em Palmas, de 18 a 20 deste mês. 

Os eventos ocorrerão no Centro de Convenções Parque do Povo, com abertura às 19h30min, mas as atividades começam na manhã de segunda-feira, 18, com o credenciamento de participantes e oficinas (ver programação). Gestores municipais de saúde dos 15 estados das regiões Norte e Nordeste confirmaram presença. 

Com o tema  Transparência na gestão do SUS e as especificidades nas regiões Norte e Nordeste, a iniciativa é do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins( Cosems/TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan Americana da Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretarias de Saúde(Conasems), governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), prefeitura de Palmas e apoio dos conselhos de secretarias municipais do Norte e Nordeste, entre outras instituições vinculadas à saúde. 

Temas relevantes serão abordados nos três dias em 15 oficinas, ministradas por especialistas em políticas públicas de saúde das instituições parceiras e apoiadoras dos congressos. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas online no hot site do congresso: WWW.4congressonortenordeste.com.br. 

Para o presidente do Cosems/TO, Vânio Rodrigues de Souza, o congresso “representa um esforço coletivo no sentido de contribuir para o fortalecimento da gestão do SUS, bem como se posicionar enquanto regiões Norte e Nordeste sobre as políticas públicas de saúde”, destaca. Durante o evento será elaborada a “Carta de Palmas” que será apresentada ao público no encerramento dos eventos.
 
Mostras
Durante o Congresso acontecerão também a II Mostra Norte e Nordeste de Experiências na Atenção Básica: As Especificidades nas Regiões Norte e Nordeste, e II Mostra de Experiências Municipais de Saúde do Tocantins: A vigilância em Saúde no Tocantins. As duas atividades têm o objetivo de difundir trabalhos desenvolvidos por profissionais e gestores de saúde. As melhores experiências serão premiadas com o troféu. 

PÚBLICO-ALVO  
O 4º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde tem como público-alvo, gestores municipais de saúde, técnicos da gestão municipal, bem como profissionais técnicos e administrativos da área da saúde e comunidades científicas e acadêmicas.

  • 15 de abril de 2016

  • Mariah Soares/Ascom Cosems/TO

Compartilhar

Parceiros