Gestores de saúde devem preencher questionário de Governança e Gestão em Saúde até 15 de abril
O Tribunal de Contas da União (TCU) disponibilizou os questionários que compõem o levantamento nacional em Governança e Gestão em Saúde a serem preenchidos até 15 de abril. O questionário pode ser acessado no endereço eletrônico: www.tcu.gov.br.
Para orientar os gestores do Estado e municípios tocantinenses sobre o tema, o TCU em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) realizaram na última terça-feira, 15, em Palmas (TO), o evento “Governança e Gestão em Saúde” com secretários e membros dos conselhos Estadual e municipais de saúde e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO), Vânio Rodrigues de Souza, que participou do encontro, avaliou a iniciativa do TCU. “O levantamento é importantíssimo para o aprimoramento da governança e gestão em saúde, uma vez que busca identificar as fragilidades e gargalos da implementação efetiva das Políticas Públicas de Saúde. Porém, entendemos que tais estudos necessitam partir de premissas norteadoras (variáveis que interferem nas metas/resultados) que têm seu efeito prático no cotidiano das decisões dos gestores municipais”, explica. Membros da diretoria do Cosems/TO, também participaram do evento.
O auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Jonas Lira esclareceu as dúvidas e orientou os participantes como responder os questionários.
De acordo com os organizadores, o evento teve objetivo de divulgar o tema governança e gestão em saúde, buscando incentivar mudança de comportamento dos envolvidos nas políticas públicas de saúde do País, bem como identificar os pontos vulneráveis nesses temas para sugerir melhorias no setor.
Levantamento
O Levantamento é uma iniciativa conjunta do Tribunal de Contas da União e mais 26 Tribunais de Contas estaduais, bem como da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB) e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde ( Conasems) (com informações da Ascom/TCU).
-
18 de março de 2016
Ascom/TCU