ImunizaSUS: Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal
A partir de segunda-feira (20), o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM/UFMG), sob demanda do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), dará início à Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus Múltiplos Determinantes e as Ações de Imunização nos Territórios Municipais Brasileiros.
A pesquisa faz parte de um dos braços de ação do projeto ImunizaSUS. O objetivo deste estudo é analisar a situação atual e identificar os principais desafios à efetividade da política e das ações de imunização nos territórios municipais em nível nacional, investigando a queda da cobertura vacinal e seus determinantes, com ênfase na hesitação vacinal. A pesquisa também visa realizar um diagnóstico da situação atual das ações de imunização realizadas nos municípios, identificando quais ações são realizadas e a sua frequência, como vacinação de rotina, campanhas, busca ativa, treinamento e atualização de profissionais, registro nos sistemas de informação, monitoramento da cobertura vacinal, entre outras.
A pesquisa conta com a participação de todos os municípios brasileiros para que a coleta de dados seja o mais rica possível. O contato se dará por telefone ou email, através do envio de um formulário para preenchimento de respostas.
Caso necessite de qualquer tipo de esclarecimento, pedimos entrar em contato com os coordenadores da pesquisa, Francisco Eduardo de Campos ou Sabado Nicolau Girardi pelo telefone (31) 3409-9673 e pelo e-mail pesquisaconasems@nescon.medicina.ufmg.br.
ImunizaSUS
O ImunizaSUS, fruto de uma parceria entre o Conasems e o Ministério da Saúde, conta com mais de 40 mil alunos em capacitações voltadas para profissionais de saúde, técnicos das secretarias municipais e estudantes da área de saúde.
-
14 de outubro de 2021