MINISTÉRIO DA SAÚDE DISPONIBILIZA APLICATIVO PARA MUNICÍPIOS E ESTADOS COMBATER O AEDES AEGYPTI
O Ministério da Saúde anunciou, durante videoconferência nesta quinta-feira (16) que está disponibilizando o aplicativo “Combate ao Aedes” aos municípios e estados para registrar as ações de inspeção e eliminação dos criatórios do mosquito em prédios públicos. O COSEMS-TO estava lá , representados pelo técnico Carlos Alberto Zandoná, e acompanhou o anuncio desta novidade.
Atualmente o software já vem sendo usado pelos órgãos públicos federais, sendo operacionalizado por 1 mil servidores, em 300 órgãos. Os resultados foram animadores e agora o projeto vai crescer.
O sistema funciona através da internet, em aparelhos smartfone (IOS ou Androide), de forma gratuita. Ao iniciar uma vistoria em qualquer prédio público, as ações são lançadas e os dados coletados são enviados para a central, com possibilidade de registro fotográfico. As informações ficam registradas e são repassadas ä Sala Nacional de Coordenação e Controle do Aedes Aeghypti.
A previsão é de que, com a adoção do aplicativo nos municípios, o resultado chegue para o Estado que vai repassar aos gestores municipais. Cada usuário terá um nível de acesso pré-definido e será cadastrado no sistema a partir de uma listagem enviada pelos membros da Sala Estadual de Coordenação e Controle do Aedes Aeghypti.
“Esta novidade será repassada para todos os municípios tocantinenses através de webconferência que a Sala de Coordenação e Controle vai fazer nos próximos dias. Desta forma, o COSEMS também se prontifica a elucidar dúvidas e colaborar com a adesão ao software pelos municípios”, destacou Carlos Alberto.
Embora o aplicativo móvel possa ser usado por qualquer pessoa, não há previsão de estender seu uso para cidadãos comuns, ficando a cargo apenas de pessoal treinado os lançamentos no sistema. A preocupação é garantir a confiabilidade da informação.
-
17 de março de 2017
ASCOM COSEMS TO