MUTIRÃO DE EXAMES , EMENDAS PARLAMENTARES E AVALIAÇÃO DO PMAQ SÃO DESTAQUES NA PRÉ-CIB
Os secretários municipais de saúde voltaram a se reunir na manhã desta quinta-feira (20) para a 6ª Reunião Ordinária do COSEMS/TO onde o assunto de maior destaque foram as falhas e as necessidades de ajustes percebidas no mutirão de atendimentos em exames noturnos para média e alta complexidade.
Vários municípios reclamaram que as marcações estavam em dias alternados, gerando mais despesas para o transporte dos pacientes.
Outros quatro secretários da região sudeste, contaram que tiveram dificuldades em lançar pacientes no sistema pois estava fechado até o dia 19.
O secretário de Tocantinópolis fez o relato dos problemas enfrentados pelos pacientes que haviam se deslocado de Tocantinópolis para Araguaína para pegar o transporte na Casa do Idoso, onde não foi permitida a entrada do grupo, tendo que ficar na calçada, sem acesso a banheiros e sem água, por várias horas.
Outro ponto reclamado pelo secretário municipal de Carrasco Bonito foi a falta de orientação ao paciente sobre o preparo necessário para fazer tomografia com contraste.
Como de costume, representantes da SESAU participaram e puderam receber os apontamentos para que fossem ajustados durante a CIB no período da tarde.
A Reunião Ordinária também teve a apresentação sobre o 3º Ciclo do PMAQ. A professora da UFT, Michelle Filgueira, coordenadora do projeto, explicou aos secretários como estão os preparativos e a capacitação dos entrevistadores que vão percorrer os 139 municípios para conversar com as equipes e registrar as evidências. Michelle também destacou a importância que os municípios vão ter para ajudar no deslocamento dos entrevistadores entre as cidades, principalmente na Região do Bico do Papagaio. A parceria deve ser tratada na próxima reunião do Cosems.
-
21 de julho de 2017
ASCOM COSEMS/TO