Na Região Cerrado Tocantins Araguaia, COSEMS-TO encerra ciclo de Oficinas sobre o “Previne Brasil”

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) encerrou nesta sexta, 05, e Guaraí, para a região de saúde “Cerrado Tocantins Araguaia”, a série de Oficinas regionalizadas sobre o “Novo Financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil”.  

No total foram oito regiões atendidas: Capim Dourado, Bico do Papagaio, Ilha do Bananal, Amor Perfeito, Cantão, Médio Norte, Sudeste e Cerrado Tocantins Araguaia. A equipe técnica e de apoio do Conselho qualificou Secretários e Secretárias Municipais de Saúde e/ou Técnicos dos 139 municípios, sobre o tema debatido, além de ter sido reforçada a importância da alimentação dos sistemas de informação.

Para o Presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, essa ação é um marco na história do Conselho. De acordo com ele estar próximo das Gestões, compartilhando conhecimento e formação, além de ouvir as demandas in loco, traz um sentimento de dever cumprido para toda a Diretoria. “Não posso deixar de agradecer aos Secretários e Secretárias que estiveram presentes nas oito oficinas promovidas, aos membros da nossa Diretoria pelo empenho, a equipe de apoio e técnica, por todo esforço e credibilidade, à Superintendência do Ministério da Saúde, na pessoa do Superintendente Luscleide Mota, e acima de tudo a Deus. Consolidamos de fato um COSEMS Autêntico e Representativo”, concluiu.

O Secretário de Saúde de Guaraí e anfitrião do evento, Wellington Sousa, disse que a palavra “gratidão” é a mais correta para definir o seu pensamento sobre a Oficina realizada. “Foi uma satisfação receber todos e todas na nossa cidade, que estará sempre de portas abertas para recebê-los. Inclusive na minha fala final disse à equipe de apoio, ao Presidente e toda a Diretoria, que uma das bases que mantém a sustentação dos Secretários de Saúde é o suporte, profissionalismo e a competência do COSEMS. Só tenho que parabenizar todo o apoio”, disse. 

A apoiadora da Região, Sherlla Monsione, destacou a presença dos 23 Municípios da Região Cerrado Tocantins Araguaia e de mais dois da região Cantão. Ela agradeceu à Diretoria do Conselho por todo o suporte dado para a realização das oficinas e falou sobre os agradecimentos recebidos. “É muito bom ver o trabalho de toda a equipe sendo reconhecido pelo Secretários e Secretárias Municipais de Saúde. Tenho certeza de que nosso objetivo final, que foi o de compartilhar orientações imprescindíveis para alcance de indicadores e, consequentemente, garantia do recursos financeiros do Ministério da Saúde, foi alcançado”, explicou.

Estiveram presentes na Oficina a Prefeita de Guaraí, Maria de Fatima Coelho Nunes, o Diretor Financeiro, Amilton Pereira Lopes e o Diretor Adjunto da Diretoria Financeira, Renato Donizeti Fischer; o do Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS-TO) Luscleide Mota; e os conselheiros, Laércio Batista Nunes, Yatha Anderson Pereira Maciel, Israel Leite Furtado, Samara dos Santos Rezende Feitosa.

  • 08 de novembro de 2021

  • ASCOM COSEMS-TO

Compartilhar

Parceiros