Oficina sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ/ AB
Na busca da melhoria dos serviços de saúde, municípios com população acima de 20 mil habitantes participam de uma oficina sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ/AB). A oficina acontece no auditório do Ministério Público Federal (MPF), em Palmas, até às 12 horas desta sexta-feira, 16.
Durante o encontro, apoiadora do Ministério da Saúde orienta gestores e apresenta resultados com intuito de analisar e criar estratégias para melhorar a qualidade da atenção básica, bem como as equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Especialidades Odontológicas. O terceiro ciclo do PMAQ está previsto para adesão a partir do próximo dia 19 de outubro.
A responsável pela área técnica de Estratégias de Saúde da Família, Mirelly Baldon, explica que o PMAQ é um programa criado pelo Ministério da Saúde para melhorar a qualidade da atenção à saúde aos usuários, e a equipe ganha nota mediante alguns critérios definidos pelo ministério. “Caso a equipe do município supere os padrões, ganha um incentivo no financiamento. É uma ferramenta que o ministério criou para favorecer as equipes que estão desenvolvendo um bom trabalho voltado à população”, destacou.
A oficina é destinada aos gestores dos municípios de Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas, Guaraí, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Gurupi, que têm população acima de 20 mil habitantes. Além desses, o município de Dianópolis também está participando, representando a Região de Saúde Sudeste.
A coordenadora da atenção primária do município de Miracema, Marceli Alberice da Rocha, aproveitou a oportunidade para receber informações sobre o programa. “Essa ação auxilia os municípios com relação ao terceiro ciclo do PMAQ. Podemos ter um contato mais próximo com o representante do Ministério da Saúde que tem esclarecido muitas dúvidas relacionadas ao programa”, ressaltou.
O PMAQ é um programa de âmbito nacional, lançado em 2011, e contemplou em seu primeiro ciclo a adesão de equipes de Saúde da Família e da atenção básica, incluindo equipes de saúde bucal.
-
17 de fevereiro de 2016
ASCON COSEMS-TO