Opera Tocantins, Cirurgias Oftalmológicas e ampliação de cirurgias eletivas são temas de câmara técnica
Três assuntos de grande relevância para o SUS municipal serão tratados na 4ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão, convocada para o próximo dia 19. Os pontos da pauta foram definidos a partir da solicitação dos secretários municipais de Saúde que participaram da CIB do dia 20 de Setembro e cobraram maiores explicações a respeito desses temas.
O primeiro assunto a ser tratado será a ampliação do acesso às cirurgias eletivas prevista na Portaria GM/MS nº 2.895/2018, que prevê para o Tocantins um repasse da ordem de R$ 1,859 milhões, contemplando diversos tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos. Conforme o Artigo 5º desta Portaria, “caberá aos gestores Estaduais, do Distrito Federal e Municipais a organização e a definição dos critérios regulatórios que garantam o acesso preferencial aos pacientes cuja solicitação já esteja inserida na regulação”, direito que será defendido pela diretoria do COSEMS/TO que estará presente na Câmara Técnica.
O segundo ponto a ser tratado, conforme a pauta preestabelecida, será o Projeto Opera Tocantins, criado pelo Governo Estadual e que vem sendo questionado em sua existência e cobrado pelos municípios no aspecto da parceria para os encaminhamentos dos pacientes.
O terceiro ponto trata do Projeto de Cirurgias Oftalmológicas, tão esperado pelos gestores municipais do SUS, tendo em vista a fila de pacientes que aguardam os procedimentos a serem oferecidos pelo Estado.
“Diante da importância e a urgência de tais esclarecimentos, a diretoria do COSEMS/TO já confirmou presença e estará pronta a defender os pontos que, por inúmeras vezes, estão sendo cobrados pelos nobres colegas secretários. Tão logo termine, daremos publicidade ao que foi debatido e os esclarecimentos feitos”, destacou o presidente Vânio Rodrigues.
A reunião está marcada para começar as 8 horas e 30 minutos no auditório do Núcleo do Ministério da Saúde em Palmas-TO.
-
16 de outubro de 2018
Ascom COSEMS/TO