Parceiro do projeto MP da Vacina, COSEMS-TO prestigia entrega do “Selo Município Amigo da Vacina”: 85 gestões foram premiadas
O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) prestigiou nesta sexta-feira, 19, na sede do Ministério Público do Estado (MPTO) em Palmas, da solenidade de entrega do “Selo Município Amigo da Vacina”. Na ocasião, 85 prefeituras tocantinenses, por meio de suas respectivas Secretarias Municipais de Saúde, foram premiadas pelo MPTO por alcançarem bons resultados em relação à vacinação em 2023.
A premiação, parte do projeto “MP na Vacina”, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSAÚDE) do MPTO, contou com a participação de diversas autoridades de todo o Estado, incluindo a Diretoria e Conselho Fiscal do COSEMS-TO. O presidente do COSEMS-TO, Yatha Anderson, destacou a importância da iniciativa do MPTO em reconhecer os esforços dos municípios no que diz respeito à imunização, reforçando o compromisso da instituição como parceira do projeto.
“O reconhecimento do Ministério Público é fundamental para incentivar os gestores municipais a investirem cada vez mais na vacinação. Parabéns a todas as prefeituras, em especial às Gestões Municipais de Saúde e suas equipes de imunização, premiadas pelo seu empenho em garantir a vaciinação da nossa população”, afirmou Yatha Anderson, presidente do COSEMS-TO.
Presente na cerimônia, o governador Wanderlei Barbosa também cumprimentou os vencedores e reforçou o quanto é importante valorizar os municípios que se empenharam para alcançar os índices vacinais. “Parabéns ao Ministério Público pela iniciativa e a cada prefeito vencedor. Juntos seguiremos empenhados para que os percentuais sejam alcançados e melhorados em todas as cidades”, disse.
“O MPTO é pioneiro entre os MPs brasileiros neste trabalho de conscientização, pois estamos sempre buscando garantir a implementação das políticas públicas de saúde que envolvem a imunização”, destacou o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, parabenizando a coordenadora do projeto, a promotora de Justiça Araína Cesárea, servidores e todas as prefeituras premiadas.
O projeto "MP na Vacina" visa, sobretudo, incentivar as administrações municipais a aumentarem a cobertura vacinal, uma vez que nos últimos anos não tem alcançado os índices preconizados pelo Ministério da Saúde. A premiação dividiu-se em categorias bronze e ouro, contemplando municípios que se destacaram em suas performances.
Presenças
Além do reconhecimento aos municípios premiados, o evento contou com a participação de diversas autoridades, como representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Ministério Público Federal, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), da Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET) e da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP).
Parcerias
O projeto "MP na Vacina" foi possível graças ao apoio de diversos parceiros, entre eles a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), BRK Ambiental, Energisa, Fieto, Faciet, Faet, Unicef, Instituto Peabiru, Secretaria de Estado da Saúde e Conselho Estadual de Saúde.
-
22 de abril de 2024