Previne Brasil: COSEMS-TO promove oficina sobre o “Novo Financiamento da APS” para as Regiões Amor Perfeito e Ilha do Bananal
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) promoveu entre os dia 21 e 22 de setembro, para as Secretarias Municipais de Saúde da Ilha do Bananal e Amor Perfeito, a oficina regionalizada sobre o “Novo Financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil”. Os encontros ocorreram, respectivamente, nas cidades de Gurupi e Porto Nacional.
O presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, e os diretores Amilton Pereira Lopes, Lucione de oliveira Negre e Cléber Flávio, além da representante Regional, Dalma Dias, estiveram presentes na Região Amor Perfeito. Já na Ilha do Bananal representaram o Conselho a Diretora Mariana Coelho, o representante Regional, Francisco Ronivon, o coordenador de Apoio, Francisco Rubens, e a representante do Ministério da Saúde no Tocantins, Ivaneizilia Ferreira.
Durante sua fala, Rondinelly destacou o trabalho realizado por meio das oficinas, que também já foram realizadas para as regiões Bico do Papagaio e Capim Dourado. Para ele essa é uma forma do COSEMS contribuir com o fortalecimento das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. “Chegamos à metade das regiões já capacitadas por meio de um trabalho promovido pelo nosso Conselho. Poder contribuir de forma conjunta com a Diretoria, equipe técnica e de apoio, para melhorar cada vez mais as nossas Gestões é uma das nossas metas. Tenho certeza de que os resultados para a APS serão satisfatórios. Quem ganha no final das contas é a nossa população”, disse.
A apoiadora da Ilha do Bananal, Paula Sabrine, avaliou como muito produtiva a oficina realizada na região. Ela parabenizou ainda o COSEMS pela sensibilidade em aproximar ainda mais o Conselho das Gestões. “Temos visto a preocupação de toda a Diretoria em buscar ferramentas que continuem fortalecendo as Secretarias Municipais de Saúde. Isso é louvável. Também gostaria de agradecer a todos os Secretários e Secretárias que se fizeram presentes na Oficina, na pessoa do Secretário Vânio, nosso anfitrião”, declarou.
Para o apoiador da região Amor Perfeito, Carlos Zandoná, por meio das oficinas é possível mostrar de forma mais efetiva aos Gestores o novo sistema de financiamento da APS. “Estamos batendo na tecla junto às Secretarias: ou você se especializa, se profissionaliza ou o seu município poderá perder recursos. As gestões estão compreendendo isso, tanto que tivemos 100% de presença de Secretários e Secretárias na Oficina, além de diretores da atenção básica e também os operadores de sistema”, relatou.
Anfitriões parabenizam COSEMS
Anfitrião do evento em Gurupi, o secretário de Saúde Vânio Rodrigues, destacou que a oficina foi importantíssima, por oportunizar conhecimento técnico para as Gestões. Ele ressaltou que este tipo de ação reflete diretamente na qualificação das ações, atreladas em objetivos tangíveis dos indicadores de gestão pactuados e suas respectivas metas, fomentando mais acesso aos usuários e mais aportes financeiros aos municípios.
“Nos orgulha muito termos sediado esse encontro dos gestores e técnicos municipais, visando estimular de forma mais eficaz e eficiente uma gestão por resultados. Parabenizo ao COSEMS-TO pela iniciativa e apoio irrestrito aos municípios na realização de eventos dessa natureza, que contribuem diretamente na execução e qualidade dos nossos serviços”, afirmou.
Anfitriã da Oficina em Porto Nacional, a secretária de Saúde Lorena Martins Vilela destacou a excelência da capacitação ofertada durante a oficina realizada em seu município. Ela também parabenizou o COSEMS pela ação e agradeceu a presença dos Gestores e Gestoras da região Amor Perfeito.
“Foram dois dias de suma importância sobre o novo modelo de financiamento da atenção básica. Com certeza avançamos no que diz respeito ao fortalecimento e qualificação da APS nos nossos municípios. Dialogamos, trocamos experiências e compreendemos juntos sobre esse novo modelo, sobre indicadores do pagamento por desempenho e também sobre o registro de qualidade dessas informações. Só temos elogios”, reforçou.
Cronograma
O COSEMS-TO realizara nos próximos meses outras Oficinas Regionalizadas sobre o mesmo tema, nas demais regiões de saúde do Tocantins. Confira abaixo o cronograma:
30 de setembro e 1º (outubro): Cantão - Paraíso
14 e 15 de outubro: Médio Norte Araguaia - Araguaína
26 e 27 de outubro: Sudeste - Dianópolis
04 e 05 de novembro: Cerrado Tocantins Araguaia - Guaraí
-
22 de setembro de 2021
ASCOM COSEMS-TO