Previne Brasil: COSEMS/TO promove oficina sobre o “Novo Financiamento da APS” para a Região Sudeste
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) promoveu entre os dia 26 e 27 de outubro, para as Secretarias Municipais de Saúde da Região Sudeste, uma oficina regionalizada sobre o “Novo Financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil”. O objetivo foi o de qualificar as Gestões sobre o tema debatido e também reforçar a importância da alimentação dos sistemas de informação.
O evento contou com a participação do vice-presidente do COSEMS, Jair Pereira Lima, do diretor de Descentralização e Regionalização, Wilkey Fernando Lourenço, do diretor Adjunto da Diretoria de Descentralização e Regionalização: Cléber Flávio de Paula Teixeira, do Conselheiro e anfitrião do evento Israel Leite Furtado, da representante do Ministério da Saúde no Tocantins, Ivaneizilia Ferreira, de diversos secretários e secretárias municipais de saúde e técnicos das Gestões.
Para Jair o evento foi excelente, por possibilitar a troca de informações, conhecimento e o aprendizado aos presentes. Ele destacou a importância do Previne Brasil no contexto atual da saúde e agradeceu a presença de todos e todas. “Foi ótima a Oficina. Essa capacitação é importantíssima, porque a gente sabe das dificuldades e de como a troca de profissionais dificulta o processo de Gestão da saúde. Para mim o Previne Brasil tinha que ter vindo há tempos, pois trás uma responsabilidade maior no contexto de recurso aos municípios. Temos que produzir e fazer se não o recurso não vem”, explicou.
De acordo com a apoiadora da região, Sherlla Monsione, esta é a sétima oficina que a equipe de apoio e técnica do COSEMS-TO já realizou. Ela também reforçou a necessidade deste trabalho regionalizado. “Realizamos nos dias 26 e 27 a Oficina da Região Sudeste, com 13 dos 15 Municípios da região, e com a participação dos Secretários, coordenadores de saúde bucal e atenção básica. Eles ficaram muito felizes com a Oficina ressaltando um grande aprendizado e apoio para alcance dos indicadores do Previne Brasil. O COSEMS foi parabenizado por estar mais próximo dos Municípios. Ficamos contentes com o reconhecimento”, destacou.
A última oficina regionalizada ocorrerá nos dias 04 e 05 de novembro, na cidade de Guaraí, para a região de saúde Cerrado Tocantins Araguaia.
O Previne Brasil
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
-
28 de outubro de 2021
ASCOM COSEMS-TO