Projetos exitosos na área de saúde realizados no Tocantins são premiados em congresso

Os técnicos em saúde, Ronaldo Valadares Veras Júnior, de Gurupi e Yatha Anderson Pereira Maciel - Augustinópolis, foram premiados com Medalha na “13ª Mostra Brasil aqui tem SUS”, no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido na semana passada, em Fortaleza (CE).

Ronaldo Júnior apresentou o trabalho: Controle da Leishmaniose Visceral em humanos através do encoleiramento de cães negativos com coleira impregnada com inseticida Deltametrina a 4% e eutanásia de cães positivos e Yatha Maciel, o projeto Agentes da Alegria.

A experiência apresentada por Ronaldo Júnior foi realizada em 2013, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Gurupi. São coautores: Aline Pessini Zanatta, Dunai Nonato Rodrigues Brito, Francisco Vieira da Costa, Daiana Silva Barros e Henrique Alencar Araújo.

Iniciativa da Secretaria de Saúde de Augustinópolis, “Agentes da alegria” é um projeto piloto realizado por agentes comunitários de saúde do município, que visa levar informações às comunidades ribeirinhas do Bico do Papagaio, por meio de performances e abordagens cênicas, cujo foco é a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Assinam o projeto com Yatha Maciel, na condição de coautores: Gedeão Alves Filho, Katiane Pereira da Costa e Jesuane Cavalcante Melo de Moraes.

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, Vânio Rodrigues de Souza, as premiações representam estímulo para a execução de outros projetos, bem como levar ao conhecimento do público experiências exitosas na área da saúde realizadas no Tocantins.

  • 09 de junho de 2016

  • Assessoria de Imprensa Cosems/TO

Compartilhar

Parceiros