REUNIÃO DEFINE PARCERIAS PARA 3º CICLO DE AVALIAÇÕES DO PMAQ NOS MUNICÍPIOS
Representantes do COSEMS/TO, Secretaria Estadual da Saúde e da Universidade Federal do Tocantins, estiveram reunidos nesta última terça feira (18) para definir parcerias na execução do 3º Ciclo de avaliação do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. O ciclo é composto pela avaliação externa, sendo necessária a visita in loco dos entrevistadores. Aqui no Tocantins o trabalho será executado pela UFT em parceria com a FIOCRUZ/RJ. Vale destacar que a Universidade já realiza a avaliação externa do PMAQ, como instituição parceira da FIOCRUZ/RJ, desde o 1º ciclo, que ocorreu em 2012.
Participaram da reunião o coordenador de assessoria técnica do COSEMS/TO, Wolney Jácomo, a apoiadora Perciliana de Carvalho, Mirelly Baldon da Atenção Básica da SESAU/TO, Viviane Paiva, da Gerência de Áreas Estratégicas da SESAU/TO, e Michelle Filgueira, professora do curso de Medicina da UFT que vai coordenar a avaliação externa do PMAQ
A pesquisa será realizada nos 139 municípios tocantinenses que aderiram ao 3º ciclo do PMAQ. A vantagem em participar da avaliação é a oportunidade de melhorar os repasses financeiros a partir da melhoria comprovada no atendimento à Atenção Básica, e a certeza de ter os repasses mantidos durante o período.
A avaliação externa, que será realizada pelos entrevistadores, tem o papel de certificar in loco as melhorias relatadas e representa 60% da nota final do município no PMAQ. Os outros 40% da nota serão atribuídos pela autoavaliação (que deve ter sido realizada no último ano), e também ao alcance dos indicadores.
Portanto, para que os municípios tenham um bom desempenho durante a avaliação externa do PMAQ do entrevistador é importante ficar atento a três importantes tarefas que devem ser realizadas antes da visita:
1. responder a autoavaliação do PMAQ;
2. alimentar regularmente o sistema do E-SUS; e
3. reunir todos os documentos comprobatórios que serão solicitados pelos entrevistadores conforme o instrumento de avaliação externa.
A coleta de dados ainda não tem data definida, dependendo da conclusão do treinamento dos entrevistadores que está prevista para a primeira semana de agosto.
Neste 3º ciclo houve a adesão de 593 equipes da Estratégia de Saúde da Família - ESF, Estratégia de Saúde da Família com Saúde Bucal – ESF/SB e Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Todas serão entrevistadas pela equipe de campo da Avaliação Externa do PMAQ TO (UFT/FIOCRUZ-RJ), estando distribuídas da seguinte forma:
Região de Saúde Bico do Papagaio: 99 equipes
Região de Saúde Amor Perfeito: 41 equipes
Região de Saúde Cantão: 62 equipes
Região de Saúde Capim Dourado: 102 equipes
Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia: 76 equipes
Região de Saúde Ilha do Bananal: 77 equipes
Região de Saúde Médio Norte Araguaia: 97 equipes
Região de Saúde Sudeste: 39 equipes
Uma proposta de parceria deve ser apresentada pela UFT ao Cosems/TO e deve ser levada à CIB marcada para amanhã (20) em Palmas.
-
20 de julho de 2017
ASCOM COSEMS/TO