Secretários Municipais de Saúde das Regiões "Cerrado Tocantins Araguaia" e "Ilha do Bananal" recebem capacitação sobre o DigiSUS
As regiões de saúde Cerrado Tocantins Araguaia e Ilha do Bananal receberam entre os dias 12 e 18 de setembro, oficinas de capacitação sobre DigiSUS. O curso é uma ação conjunta entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins. As qualificações ocorrem de setembro a novembro e buscam atender todos os 139 municípios do Estado.
A Região “Cerrado Tocantins Araguaia” ofertou o curso entre os dias 12, 13 e 16 de setembro. Já a capacitação para as cidades da “Ilha do Bananal”, teve início na última terça-feira, 17, e terminou nesta quarta-feira, 18. As regiões de saúde “Amor Perfeito” e “Capim Dourado”, já realizaram a capacitação de seus municípios no início de setembro.
Municípios capacitados
Os municípios que fazem parte da Região Ilha do Bananal são: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins, São Valério, Sucupira e Talismã. A apoiadora Alexsandra Cardoso é a responsável por essa região.
Já os municípios da Região Cerrado Tocantins Araguaia são: Arapoema, Bandeirantes, Bernado Sayão, Bom Jesus, Brasilândia, Centenário, Colinas, Colméia, Couto Magalhães, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Itapiratins, Itaporã, Juarina, Palmeirantes, Pedro Afonso, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Recursolândia, Santa Maria, Tupirama, Tupiratins.. A apoiadora Gizelle Silveira Santos é o responsável por essa região.
O DigiSUS
O digiSUS é a estratégia do Ministério da Saúde de incorporação da saúde digital (e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.
Com o objetivo de aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção, a implementação desta estratégia se traduz em projetos e ações inseridos na abordagem digiSUS, que, por meio de um resgate histórico de conceitos e experiências estruturados nacional e internacionalmente, intencionam agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão em Saúde.
Cronograma
Abaixo, o cronograma de realização das próximas capacitações por região:
Região Sudeste 24 e 25/09 Apoiador: Rodolfo Martins
Região Cantão 01 e 02/10 Apoiadora: Sônia Mara
Região Médio Norte Araguaia 29 e 30/10 Apoiadora: Conceição Farias
Região Bico do Papagaio 05, 06 e 07/11 Apoiador: Yatha Maciel
Local da capacitação
As capacitações ocorrerão no Laboratório de Informática da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Tocantins, localizado na Quadra 104 Norte, Av. LO 02, Cj 01, lt. 19, Edifício Homaidan, Palmas – TO.
-
18 de setembro de 2019
ASCOM COSEMS-TO